EDUCAÇÃO

Estudantes do Espírito Santo se destacam na FEBRACE 2022

Jenniffer Oliveira Checchia e Gabriel Quinquim Zanelato Santana, do IFES de São Mateus (ES).

Em 31/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/FEBRACE - Montagem/Correio Capixaba

Com um projeto de gamificação para o ensino de Física, dois estudantes de São Mateus (ES), conquistaram o prêmio “Destaque Unidades da Federação”, na premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

O projeto “Gamificação na educação: ondulatória no Scratch”, que torna o ensino de Física mais lúdico e adequado à geração digitalizada, foi um dos destaques na cerimônia de premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada no último sábado (26/3). Desenvolvido pelos estudantes Jenniffer Oliveira Checchia e Gabriel Quinquim Zanelato Santana, do Instituto Federal do Espírito Santo, da cidade de São Mateus (ES), o projeto foi “Destaque Unidades da Federação” da mostra. Veja o vídeo do projeto aqui.

A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Nesta edição, a mostra contou com 487 projetos finalistas -- sendo seis do Espírito Santo --, que foram desenvolvidos por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o País, sob a orientação de 626 professores.

O processo de avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras -- inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações.

Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, receberam troféus, medalhas, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cursos, num total de 273 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. O Espírito Santo, no total, recebeu três prêmios na mostra. Veja aqui a relação completa dos premiados e assista a cerimônia de premiação: parte 1 e parte 2.

FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. (Por Angela Trabbold - AsImp)

Leia também:

Sedu faz cadastro para alunos de Cmei em Colina da Serra
Sedu abre as inscrições para a "Formação Projeto de Vida"
Serra: uma moderna abordagem de educação será implantada
Pedido da taxa de isenção no Enem 2022 começa na segunda
Sedu oferta vagas para o Bolsa Estágio Formação Docente
Projeto envolve estudantes e famílias na literatura infantil
Prefeitura da Serra disponibiliza centenas de vagas para a EJA
As crianças têm que fazer perguntas, diz o historiador Harari
Escola Estadual em Brejetuba realiza o "Feirão das Eletivas"
Santander Universidades e British Council oferecem bolsas

TAGS:
SÃO MATEUS | FEBRACE 2022 | PRÊMIO| ALUNOS | SÃO MATEUS | IFES