EDUCAÇÃO
Estudantes encerram campanha ecológica com caminhadas.
O objetivo é chamar a atenção das ações de preservação ambiental e solidariedade.
Em 08/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Estudantes do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac-ES) realizam nesta sexta-feira (08) e sábado (09) duas caminhadas ecológicas para marcar o encerramento da Campanha Eco Cadeira Solidária. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância das ações que aliam preservação ambiental com solidariedade e ajuda ao próximo.
A campanha Eco Cadeira Solidária teve inicio no mês de janeiro e termina em abril. Através da campanha, os estudantes e professores do Cebrac-ES, em suas unidades na Serra e em Vila Velha, arrecadaram cerca de 40 mil latinhas de alumínio e trocaram por cadeiras de rodas que estão sendo doadas a pessoas carentes. Foram 16 cadeiras de rodas conseguidas pela campanha.
Vila Velha
Para encerrar as atividades da campanha na unidade de Vila Velha, os estudantes realizar uma caminhada da sede da Escola, na Gloria, até o Morro da Mantegueira. Pelo caminho vão recolher matérias recicláveis, principalmente latinhas. Depois vão conhecer o parque guiados pelos guardas ambientais, e no final fazem um piquenique para celebrar o empenho na campanha. A caminhada terá início às 9:30 hs.
Serra
Na Serra a campanha será encerrada com uma caminhada no balneário de Manguinhos. Os alunos vão se concentrar na pracinha central de Manguinhos e caminhar pela praia, também juntando latinhas e distribuindo materiais para conscientizar a população sobre cuidados ambientais. Mais de 100 alunos já se inscreveram para a atividade, além de educadores, coordenadores e gestores da Unidade.
Os alunos vão sair da sede da escola, no Bairro Laranjeiras, às 8 hs, e a caminhada terá inicio às 9 hs, na Pracinha de Manguinhos. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola, Luciene Silva, o objetivo é despertar a consciência ambiental e social dos alunos e da comunidade.
Campanha
O projeto ECO Cadeira Solidária faz parte das campanhas educativas do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), em nível nacional, que visam promover ensino profissionalizante, a responsabilidade social e a sustentabilidade por meio da aplicação de ações socioambientais.
De acordo com o gestor da instituição no Espírito Santo, Duar Pignaton, em 2015 foram doadas 344 cadeiras em todo o país, sendo oito no Espírito Santo. A meta para este ano era conseguir entregar 400 cadeiras no Brasil e 20 no Estado. No ES a campanha chegou bem perto da sua meta, com 16 cadeiras de rodas que já estão sendo doadas.
Para comprar uma são necessárias 7 mil latinhas. Estas são vendidas pelo Cebrac para associações de catadores de materiais recicláveis.
O Cebrac-ES também buscou parcerias para campanha Eco Cadeira Solidária junto a bares e restaurantes.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Cebrac da Serra, Luciene Silva, a instituição conquistou a adesão de proprietários destes estabelecimentos no pólo comercial do bairro Laranjeiras que doaram latinhas para a campanha. A mesma ação foi feita no pólo de confecções da Glória, onde está localizada a unidade do Cebrac de Vila Velha.
Fonte: CEBRAC