MEIO AMBIENTE
Estudantes recebem orientações para preservação das nascentes.
Mais de 300 alunos participaram, na última segunda-feira (19), de palestra sobre recursos hídricos.
Em 22/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mais de 300 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Pastor Antonio Nunes de Carvalho, em Alto Rio Novo, participaram, na última segunda-feira (19), de palestra sobre recursos hídricos promovida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.
Segundo o palestrante, o técnico do Idaf Alexandre Lúcio Rodrigues, o objetivo foi orientar os participantes sobre o uso racional dos recursos hídricos e a proteção das nascentes e das matas em Área de Preservação Permanente (APP). “Com a crise hídrica que tem sido vivenciada no Estado, entendemos que também precisamos trabalhar em sala de aula a conscientização quanto ao bom uso dos recursos hídricos. O consumo de água aumentou nos últimos anos, inclusive porque também houve maior número de irrigações das lavouras, e precisamos saber de que forma podemos evitar o desperdício, tanto no campo quanto nas cidades”, explicou Alexandre.
Alto Rio Novo está entre os municípios em situação extremamente crítica e com restrição de captação e uso de água. A resolução 006/2015, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), determina, dentre outras questões, que a captação de água para qualquer outro fim que não seja o abastecimento humano e animal, como a utilização da água para fins industriais e para irrigação, está totalmente suspensa por 15 dias, podendo a suspensão ser revista a qualquer tempo.
Fonte: SECOM-ES