CIDADE
Estudo aponta que Vitória/ES é a sétima melhor cidade para investir nas Américas
Ao todo, foram analisadas 421 cidades de todo o continente...
Em 22/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O potencial econômico e a qualidade de vida de Vitória, entre outros fatores, tornam a capital uma cidade atrativa para a abertura de novos negócios e local apropriado para investir. O relatório “American Cities of the Future 2015/2016”, divulgado pelo FDI Intelligence (setor de inteligência do periódico Financial Times), apontou que Vitória é a sétima cidade mais promissora nas Américas para investidores estrangeiros, na categoria médio porte.
Ao todo, foram analisadas 421 cidades de todo o continente, sendo que 77 foram referentes a cidades de médio porte. Entre as cidades que concorreram com Vitória, estão: Brampton, no Canadá, ocupando o primeiro lugar na lista; Richmond, nos Estados Unidos, em segundo; Quebec, no Canadá, na terceira posição.
A pesquisa analisou itens como potencial econômico, ambiente amigável de negócios, capital humano, estilo de vida, relação custo-benefício e conectividade.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado e explicou que a administração municipal trabalha para tornar a cidade ainda mais atrativa. "A cada avaliação de órgãos importantes e de renome internacional e nacional como este, a cidade de Vitória aparece entre as melhores cidades para viver, trabalhar e visitar. Esse é o nosso desafio: transformar Vitória cada vez mais numa cidade mais organizada, mais segura e mais humana", disse o prefeito.
Luciano Rezende está em Washington, nos Estados Unidos (EUA), onde foi receber a premiação do concurso "Governarte: A arte do bom governo", que identifica e premia experiências inovadoras em diferentes áreas da gestão municipal que promovam o acesso da população aos serviços públicos. Vitória foi uma das cidades vencedoras com o projeto "Prontuário Eletrônico".
Empreendedorismo
Outro estudo que apontou o ambiente empreendedor de Vitória foi o da ONG Endeavor, que criou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). Segundo o levantamento, é a terceira melhor capital do país mais favorável para abrir um negócio.
Ambiente regulatório, infraestrutura, sistema de transportes, mercado, inovação, acesso a capital, capital humano e cultura foram os pilares que nortearam a escolha das melhores cidades. A cidade, que obteve a nota 7,16, ficou atrás apenas de Florianópolis (SC), com 7,53, e São Paulo (SP), com 7,46.
De acordo com o estudo, Vitória atingiu tal colocação em virtude de algumas características: o empreendedor encontra na capital 35% da população com ensino superior, 74% da população com acesso à internet e uma das três melhores redes de transportes do país.
Qualidade de vida
O último estudo do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, divulgado em novembro de 2014, diz que a cidade tem o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país, com a nota 0,845.
Ele vai de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, melhor. O resultado faz de Vitória a segunda melhor capital em renda, longevidade e educação no país. A cidade está atrás apenas de São Caetano do Sul (SP), Águas de São Pedro (SP) e Florianópolis (SC).
Vitória está na faixa de desenvolvimento humano alto, com índice de 0,876 em renda, 0,855 em longevidade e 0,805 em educação.
Fonte:PMV