NEGÓCIOS
Eventos internacionais movimentam R$ 25 milhões no Espírito Santo.
Eventos internacionais devem atrair 100 mil pessoas, sendo que mais de 15 mil são turistas.
Em 08/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O trade turístico do Espírito Santo vem aumentando a captação de eventos e conquistando mais espaço na rota de grandes congressos e feiras internacionais. Neste ano, dez eventos desta abrangência compõem o Calendário de Eventos 2015 do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB), o que deve atrair aproximadamente 100 mil participantes, sendo que mais de 15 mil são turistas. A estimativa de movimentação financeira chega à casa dos R$ 25 milhões, com gastos com transporte, hospedagem, viagem e lazer. É um novo ciclo de desenvolvimento para o setor. No ano passado, apenas três eventos deste tipo aconteceram na Grande Vitória.
A tendência é de expansão. A performance do setor capixaba contribui para o crescimento do mesmo em nível nacional. O turismo de eventos e negócios é o segundo maior fator de atração de estrangeiros para o Brasil, segundo estudos do Ministério do Turismo. O segmento responde atualmente por 25,3% do volume de visitantes de outros países. E isto faz com que o país seja um dos dez países que mais realizam eventos internacionais, de acordo com a Associação Nacional de Congressos e Convenções (ICCA).
O presidente do ES Convention Bureau Alfonso Silva, conta como o segmento está ampliando a divulgação dos destinos capixabas indutores de turismo ao longo dos anos e já começa a obter resultados satisfatórios. “A captação de eventos é uma busca incessante. Não é possível trazer um evento itinerante, por exemplo, de um ano para o outro. É um trabalho de longo e médio prazos, principalmente quando se trata de eventos internacionais, que requerem mais planejamento e oferta de infraestrutura. Então começamos, há alguns anos, a vender o Estado com todo o seu potencial, incluindo a localização geoeconômica e o baixo custo-benefício, que se torna um atrativo em tempos de adversidade econômica”, explica Alfonso.
Todo o Estado e a cadeia produtiva do setor de eventos usufruem dos benefícios proporcionados pelos eventos. “Congressos, feiras, hotéis e demais envolvidos, geram emprego imediato e enriquecem o Estado. Investindo na infraestrutura, planejamento e divulgação, o turista se sente satisfeito e escolhe o Espírito Santo como um destino marcante. O turismo pode, sim, sofrer com os tempos de crise, que acontecem em todo o Brasil, mas o setor possui resiliência e vai deslanchar ao longo de 2015”, finaliza Alfonso.
O primeiro semestre deste ano começou com a mega Vitória Stone Fair, o amistoso entre Brasil e Paraguai, o 5º Encontro Internacional Ufes/Paris-Est, a 3ª Beauty Fair, e o Santa Teresa Jazz & Bossa. Para o mês de junho, estão confirmados a 7ª Expovinhos, o 14º Congresso da Associação Internacional de Mercado Público Sem Fins Lucrativos, e o 1º Colóquio Internacional de Mobilidade Humana e Circularidade de Ideias; para o segundo semestre, a 26ª Dez Milhas Garoto e o 6º Congresso internacional de Ciências do Esporte.
Fonte: Iá! Comunicação