EDUCAÇÃO

Ex-bolsistas criam aplicativo para promover o empoderamento feminino.

As estudantes Brenda e Marcela foram agraciadas com menção honrosa na WVEF Tech Challange.

Em 02/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Brenda Miranda e Marcela Alves, estudantes e ex-bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, chegaram à final da competição Women Vendors' and Exhibition and Fórum Tech Challenge (WVEF), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela empresa norte-americana Google. Elas desenvolveram um aplicativo para promover o empoderamento das mulheres nos negócios.

Embora tenham perdido para a equipe do Quênia, as brasileiras receberam menção honrosa. A ferramenta idealizada por elas, denominada "Empowerlt", tem por objetivo conceder impulso a negócios administrados por mulheres em todo o mundo.  

"O protótipo do nosso aplicativo foi desenvolvido para ajudar corporações a se conectarem com mulheres empresárias para fazerem negócios entre si. Permitimos que eles registrem seus negócios e façam o primeiro contato baseado nos resultados de buscas feitas por meio de alguns filtros específicos, como setores da indústria ou certificações da empresa", resumiu Brenda, aluna de Física do Instituto Federal Fluminense (IFF).

O "Empowerlt" vai seguir aprimorando-se, garante a estudante, inclusive em relação ao acesso das portadoras de limitações visuais e auditivas. "Outras funcionalidades também foram pensadas para tornar o aplicativo acessível tanto para mulheres com regiões de difícil acesso à tecnologia 3G quanto para deficientes visuais e auditivos", concluiu.

WVEF Tech Challenge

Lançado em julho de 2015 pelo International Trade Center (ITC) e pelas multinacionais CI&T e Google, a competição WVEF convidou equipes do mundo inteiro a desenvolveram aplicativo que incrementasse as vendas de negócios geridos por mulheres (Womem Owned-Business ou WOBs, sigla em inglês). O evento ocorreu em setembro, em São Paulo.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Ministério da Educação