TEMAS GERAIS
Expansão e produção das drogas sintéticas alarma ONU
"Produção barata, rápida e fácil” das drogas sintéticas transformou vários mercados mundiais
Em 26/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em 2021, a maioria das mortes por overdose na América do Norte foi atribuída a esta droga, cuja produção pode aumentar.
A “produção barata, rápida e fácil” das drogas sintéticas transformou profundamente vários mercados mundiais, expressou a ONU neste domingo, alertando para “consequências desastrosas”.
O fentanil, 50 vezes mais potente do que a heroína, “mudou radicalmente o consumo de opioides na América do Norte”, destacou o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, sigla em inglês) em comunicado que acompanha o seu relatório anual.
Em 2021, a maioria das mortes por overdose na América do Norte foi atribuída a esta droga, cuja produção pode aumentar. O escritório alerta para o impacto da guerra na Ucrânia, com “alguns sinais de que poderia desencadear uma expansão do tráfico de drogas sintéticas, devido ao conhecimento técnico existente e aos grandes mercados que se desenvolvem naquela região”.
O relatório também destaca as consequências ambientais do mercado das drogas. Na Bacia Amazônica, o cultivo de coca, com “oferta ainda recorde” e “redes cada vez mais ágeis”, “agrava as atividades criminosas”, como o desmatamento ilegal e o tráfico de animais silvestres.
O UNODC cita, ainda, a situação no Afeganistão, onde a redução prevista do cultivo de papoula como resultado da proibição do mesmo pelos talibãs pode levar a uma mudança para a produção de metanfetamina, em um país que já é um dos maiores produtores deste estimulante, “principal droga sintética fabricada ilegalmente no mundo”.
“Temos que intensificar a luta contra os traficantes que exploram os conflitos e as crises globais para expandir a produção de drogas, principalmente as substâncias sintéticas”, advertiu Ghada Waly, diretora executiva do UNODC, citada no comunicado. (AFP-https://istoe.com.br/autor/afp/)
Leia também:
> Mutirão inclui quase 16 milhões de brasileiros no Censo 2022
> Otan e países europeus "vigiam" clima de tensão na Rússia
> Operação Escola Segura registra 368 prisões e apreensões
> EUA confirma a morte dos ocupantes do submersível
> Vista como sustentável, Suzano acumula denúncias socioambientais
> Presidente Lula e papa Francisco se encontram no Vaticano
> Entidades fazem petição para inelegibilidade de Bolsonaro
> Inverno começa nesta quarta, e País terá menos chuva
> Segurança no trânsito: veja dicas para evitar acidentes
> Sob El Niño, inverno deve ser mais chuvoso no Sul e Sudeste
TAGS: PRODUÇÃO | ONU | DROGAS | SINTÉTICAS | MERCADOS MUNDIAIS