ECONOMIA NACIONAL

Expectativa de vendas para o dia das crianças deve recuar 5,7% em 2016.

Apesar da queda, Dia das Crianças 2016 deverá ser um pouco melhor que em 2015.

Em 06/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O volume das vendas do varejo no Espírito Santo para o mês do Dia das Crianças 2016 deverá registrar queda de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativa da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Apesar da queda, as vendas devem ser um pouco melhores que no ano passado. Isso porque em 2015, o mês das crianças apresentou queda de 11% no volume de vendas em comparação com 2014 (dados baseados na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE).

A Fecomércio-ES não estimou uma previsão de contratações temporárias. O Dia das Crianças é uma data que geralmente não ocorre um grande volume de contratações temporárias. As contratações ficam mais pontuais no setor de brinquedos.

Pesquisa divulgada pela Fecomércio-ES mostrou que, em setembro, o nível de Consumo das Famílias está bem baixo, em 30,1 pontos, para um índice que varia de 0 a 200 pontos, na qual abaixo de 100 pontos representa o nível de insatisfação para o consumo. As perspectivas para os próximos seis meses também está baixa em 41,5 pontos.

Mas os pais raramente deixam de presentear as crianças nessa data e novamente, como em outras datas comemorativas ocorridas durante o ano, o ticket médio será menor. O valor desembolsado para o presente deverá ficar em torno de R$ 100.

O endividamento das famílias é um fator que tem dificulta as compras e o orçamento para os presentes fica mais restrito. Os brinquedos devem representar a escolha dos consumidores para presentearem nesta data, mas os segmentos de vestuário e calçados também costumam ficar mais movimentados.

Brasil

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) não divulgou estimativa para as vendas do Dia das Crianças.

Fonte: Fecomércio/ES