TEMAS GERAIS
Expectativa entre novos do Programa de Residência Médica
Ao todo, 19 residentes vão atuar na equipe multiprofissional de Saúde da Família., em Vitória.
Em 05/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
"Valorizem a estrutura que vocês vão ter, pois Vitória é reconhecida como serviço de saúde que tem muitos recursos", disse a secretária de Saúde,Thais Cohen
A expectativa é grande entre novos médicos e profissionais de saúde que participarão dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional no município de Vitória.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus) realizou, na última quinta-feira (4), um encontro que marcou o início das atividades. Ao todo, 19 residentes vão atuar na equipe multiprofissional de Saúde da Família.
"A Residência é tida como um carro-chefe de qualidade do ensino do adulto. Quando vamos fazer uma análise de como se faz a educação de crianças e adultos, a Residência é o momento de maior qualidade de ganho de conhecimento e habilidade. Sejam todos bem-vindos, queremos que vocês vistam a camisa, isso é o que temos trabalhado junto a todos os profissionais. Valorizem a estrutura que vocês vão ter, pois Vitória é reconhecida como serviço de saúde que tem muitos recursos", disse a secretária de Saúde, Thais Cohen.
"Esse curso vai agregar muito no nosso conhecimento", destacou Camila Figueiredo. Foto: André Sobral/PMV
Participaram do encontro os diretores de unidades de saúde de Vitória, gerentes, preceptores, representantes de área técnica, residentes, supervisores e coordenadores dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Prefeitura de Vitória, Ufes e Emescam e da Residência Multiprofissional do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI).
Expectativa
Para Vinicius Paris Senatore, residente R1 de Medicina de Família e Comunidade, a expectativa é conseguir fazer uma atenção integral e ampla na região.
"Quero muito aprender sobre essa área da Medicina da Família, como cuidar do paciente, e não da doença, junto à sua família. Como médico da família, tenho mais tempo para olhar o paciente e também para fazer uma junção com as outras áreas da saúde, tanto psicólogo, agente de saúde, técnico de enfermagem, enfermeiro, entre outros".
A residente Camila Figueiredo, que é nutricionista, disse que a atuação vai ajudar muito a população.
"Esse curso vai agregar muito no nosso conhecimento, mas também nós vamos poder contribuir para a saúde da população e ajudar a ampliar o acesso na atenção básica".
Para o preceptor da Residência de Medicina de Família e Comunidade da unidade de saúde de São Cristóvão, Leonardo da Pas Scardua, a expectativa é muito boa.
"Já é o segundo ano que a gente está com esse projeto, e a gente espera melhorar o que já temos feito".
Curso
A Prefeitura de Vitória implantou a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade de Vitoria em 2020.
A gestão das residências em saúde no município é feita de forma compartilhada entre a Etsus-Vitória e as instituições de ensino e formadoras parceiras.
As atividades ocorrem nas unidades de saúde com Estratégia Saúde da Família (ESF), ambulatórios de especialidades, Pronto-Atendimento (PA), áreas de gestão e em outros serviços da rede municipal de saúde. O município possui uma rede de saúde com serviços bem estruturados e rede informatizada de prontuário eletrônico.
No Estado, poucos municípios trabalham com essa proposta, sendo uma tendência importante para o tripé "ensino, gestão e atenção no SUS".
A Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional propicia aos residentes uma formação qualificada com capacidade de abordar as condições de saúde mais prevalentes na população em todos os ciclos de vida, de forma resolutiva. (Com informações da Secom/PMV)
TÓPICOS:
TEMAS GERAIS | ECONOMIA | POLÍTICA INTERNACIONAL | SAÚDE | EMPREGOS & ESTÁGIO | CIDADE