TEMAS GERAIS
Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão
Fortes explosões atingiram uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, nesta sexta-feira (15)
Em 15/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As explosões ocorreram exatamente uma semana depois de um ataque a bomba contra fiéis xiitas em uma mesquita na cidade de Kunduz.
Fortes explosões atingiram uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, nesta sexta-feira, 15, matando ao menos 32 pessoas e deixando mais de 50 feridos, disseram autoridades locais. O ataque ocorreu durante a oração de sexta-feira, tradicional para os muçulmanos.
As explosões ocorreram exatamente uma semana depois de um ataque a bomba contra fiéis xiitas em uma mesquita na cidade de Kunduz, no norte do país, o qual foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico e matou 46 pessoas.
Uma testemunha disse à agência de notícias AFP ter ouvido três explosões, uma na porta principal da mesquita, outra numa área ao sul, e uma terceira no local onde os fiéis se lavam.
Outra testemunha ouvida pela agência Associated Press afirmou que quatro homens-bomba atacaram a mesquita, chamada Imam Bargah. Dois teriam detonado seus explosivos em um portão de segurança, permitindo que outros dois corressem para dentro e atingissem fiéis.
Fotos postadas por jornalistas nas redes sociais mostram muitas pessoas aparentemente mortas ou feridas no chão da mesquita.
Forças especiais do Talibã, que assumiu o poder no país em agosto, se dirigiram para a mesquita para garantir a segurança no local e emitiram um apelo para que moradores doem sangue para as vítimas.
Por enquanto, nenhum grupo reivindicou a autoria das explosões. Mas o fato de terem ocorrido tão pouco tempo depois do recente ataque em Kunduz evidencia a crescente incerteza quanto à segurança no Afeganistão, com o "Estado Islâmico" tendo intensificado suas operações no país após a tomada do poder pelo Talibã. (Deutsche Welle)
Leia também:
> CPI vai propor pensão para órfãos de vítimas da covid-19
> PF desarticula contrabando de terras indígenas venezuelanas
> Futuro da energia: nuclear, eólica e solar para diversificar matriz
> Detran|ES orienta sobre reposição de placa perdida nas chuvas
> Incêndio em edifício deixa ao menos 46 mortos em Taiwan
> Lava do Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, ocupa 656 hectares
> Ator que interpretava o Capitão Kirk irá pela primeira vez ao espaço
> Ipem-ES realiza uma Operação de Fiscalização de Brinquedos
> Grande incêndio é deflagrado em refinaria no sul do Líbano
> Violentômetro ensino mulher reconhecer violência doméstica
> EUA vão aceitar CoronaVac para entrada de visitantes no país
TAGS: AFEGANISTÃO | EXPLOSÃO | ATAQUE | MESQUITA | MUÇULMANOS