ECONOMIA INTERNACIONAL
Exportações do Japão sofrem queda anual de 10,1% em abril.
O resultado refletiu a desaceleração da economia global e a valorização do iene ante o dólar.
Em 23/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As exportações do Japão caíram pelo sétimo mês consecutivo em abril, mas a balança comercial do país registrou superávit maior do que o esperado.
Dados do Ministério de Finanças mostraram que as exportações japonesas recuaram 10,1% em abril ante igual mês do ano passado, a 5,889 trilhões de ienes (US$ 53,5 bilhões). O resultado refletiu a desaceleração da economia global e a valorização do iene ante o dólar.
As exportações do Japão para a China caíram 7,6% na comparação anual de abril, enquanto as vendas para os EUA - o maior comprador de produtos japoneses - diminuíram 11,8%, no maior tombo em cinco anos.
Já as importações japonesas se enfraqueceram pelo 16º mês consecutivo em abril, com queda anual de 23,3%, a 5,066 trilhões de ienes.
Em abril, o Japão garantiu superávit comercial de 823,5 bilhões de ienes, contrastando com o déficit de 58,34 bilhões de ienes visto em abril de 2015 e superando a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de saldo positivo de 535 bilhões de ienes.
Fonte: Dow Jones Newswires