ECONOMIA INTERNACIONAL
Exportações de aço da China têm forte queda pelo 4º mês consecutivo.
No acumulado do ano até novembro, as exportações chinesas de aço recuaram 1%.
Em 08/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As exportações de aço da China tiveram forte queda pelo quarto mês consecutivo em novembro, mostrando que a oferta do maior produtor mundial da commodity sofre em meio a barreiras tarifárias impostas por outros países.
Dados oficiais mostram que as vendas externas de aço do gigante asiático caíram 16% na comparação anual de novembro, a 8,12 milhões de toneladas.
No acumulado do ano até novembro, as exportações chinesas de aço recuaram 1% ante igual período de 2015, a 100,68 milhões de toneladas.
A China, que responde por cerca de metade da produção mundial de aço, tem inundado mercados externos com aço barato à medida que a demanda doméstica perde força. Em meio a acusações de "dumping", EUA, Europa, Índia e outros países vêm adotando barreiras para conter a entrada do aço chinês e proteger os produtores locais.
Os EUA, por exemplo, impuseram este ano tarifas de até 266% sobre o aço chinês. Pequim nega que esteja praticando "dumping", mas sua indústria siderúrgica vem reduzindo sua capacidade de produção em meio aos protestos.
Fonte: Dow Jones Newswires