LAZER
Exposição de orquídeas no ES reúne mais de 600 espécies de todo o país.
Além da exposição, há um espaço para venda de plantas no local.
Em 04/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma exposição de orquídeas reúne flores de diversas cores e perfumes em Venda Nova do Imigrante, região Sul do Espírito Santo. O evento é o primeiro a nível nacional dessa espécie de planta no município, e acontece até este domingo (3).
As orquídeas florescem apenas uma vez ao ano. Na exposição podem ser encontradas mais de mais de 600 espécies de produtores de todo o país.
“O objetivo dessa primeira exposição em Venda Nova é realmente passar para os produtores, passar para a população, uma nova oportunidade de renda, de se ganhar dinheiro dentro da sua propriedade”, fala o secretário municipal de Agricultura, Sávio Fileti.
Cada detalhe das plantas está sendo avaliado minuciosamente por jurados da comissão técnica do evento. O prêmio é diferente dos concursos tradicionais, porque quando uma planta é classificada, o que o produtor ganha é o aumento do valor dela no mercado.
“A planta tem que ter uma apresentação boa. Uma das coisas que contam muito é cor. Na categoria lilás, por exemplo, a planta pode apresentar essa cor mais escura, mais vibrante, entre outras. Isso tudo é avaliado pelos jurados. Número de flores também é um quesito muito bem visto pelos jurados”, fala o juiz Daniel Neubauer.
A orquídea do produtor Heron Gonçalves foi uma das que ganhou um dos primeiros lugares no evento. “O segredo é você ter um bom cruzamento, buscar plantas com boa genética, e paciência para ver elas gerirem”, fala Gonçalves.
Criação
Mas além de mostrar as plantas, a feira também tem um estande só para explicar como funciona a reprodução das orquídeas em um laboratório de reprodução.
O orquidófilo Aloísio Falqueto explica que o processo é lento, mas com a tecnologia, mais sementes conseguem se reproduzir.
“Na natureza, um fruto ou uma cápsula pode ter até 500 mil sementes, mas acabam passando por todo um processo de seleção natural que faz, muitas vezes, uma semente chegar a vida adulta. Enquanto que em laboratório com toda a proteção nós conseguimos produzir a partir de um fruto de 1 mil a 1,2 mil plantas se quisermos”, relata.
Vendas
As orquídeas que estão competindo na exposição não estão à venda, mas os visitantes podem adquirir outras plantas em um espaço especial na feira. Muitas pessoas que vieram de longe não deixaram de levar uma ou várias para casa.
O aposentado Elídio Braz comprou várias plantas. Ele foi de Linhares até Venda Nova do Imigrante só para ver a beleza da plantas e garante que valeu a pena.
“Onde tem orquídea bonita, a gente sempre vai atrás. Visitar exposições é sempre um prazer, e essa exposição, em especial, está tendo uma qualidade muito grande o que faz valer a pena cada quilômetro rodado até aqui”, disse o aposentado.
Serviço
1ª Exposição Nacional de Orquídeas
Local: Ginásio de Esportes da Escola Estadual Fioverante Caliman
Data e horário:
01/05 - 15h às 20h
02/05 - 09h às 20h
03/05 - 09h às 17h
Fonte: G1-Espírito Santo












