CULTURA

Exposição "Olhos Meus" em cartaz na Assembleia Legislativa.

A mostra, que é aberta ao público, reúne fotografias feitas a partir de uma perspectiva poética.

Em 05/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Até o dia 13 de novembro, a sala de exposições da Assembleia Legislativa, em Vitória, será sede da Exposição “Olhos Meus”, idealizada pelo Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação. A mostra, que é aberta ao público, reúne fotografias feitas a partir de uma perspectiva poética do então chamado Território do Bem, região que abrange os bairros Itararé, São Benedito, Floresta, Jaburu, Engenharia, Bairro da Penha, Consolação e Bonfim. 
 
Com a oferta de oficinas de fotografia, pela equipe do Ponto de Cultura, 53 jovens e moradores da região participaram do projeto que totalizou uma extensa carga horária de aprendizado. As oficinas foram ministradas pelo fotografo e professor Cláudio Postay, moradores da região e também alunos do projeto Thais Gobbo e Jairo Santos. 
 
Eles passaram pelas primeiras oficinas de fotografia e foram contratados pela Agência Varal, ganhando autonomia para ministrar aulas em uma pequena turma de iniciantes. O Ponto de Cultura, desenvolvido pelo Ateliê de Ideias, conta com o apoio da Gerência de Diversidade e Cidadania por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
 
Sobre o Ponto
 
O projeto atende a jovens e adultos do Território do Bem e de fora da região, com atividades de formação nas áreas de comunicação e marketing – tais como fotografia, produção audiovisual, redação jornalística, produção de textos, rádio, edição de imagens, web design, criação gráfica e estratégias de marketing.
 
Associação Ateliê de Ideias
 
O Ateliê de Ideias é uma organização social de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, fundada em 2003 e tem o objetivo de apoiar atores locais para realização de projetos e soluções para o desenvolvimento local. Em dez anos de atuação, já beneficiou mais de 5 mil pessoas por meio de projetos de fortalecimento comunitário, formação profissional, educação ambiental, habitação e da gestão de um banco comunitário local no Território do Bem – o Banco Bem.
 
O que é um Ponto de Cultura?
 
O Ponto de Cultura é a ação prioritária da Política Nacional de Cultura (PNCV). Como parceiro do Estado para implementação das políticas de Cidadania e de Diversidade Cultural, os pontos agregam agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades. Não têm um modelo único, nem de instalações físicas e nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a sociedade civil. Os pontos reúnem toda e qualquer forma de expressão cultural, desde aldeias indígenas e comunidades quilombolas, até grupos de experimentação em linguagens artísticas.
 
O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), aderiu à PNCV em 2009, sendo que o edital de seleção de Pontos de Cultura foi publicado em 2010. Foram selecionados 20 projetos provenientes de entidades de direito privado sem fins lucrativos, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades.
 
Serviço:
Exposição “Olhos Meus”
Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Visitação: até o dia 13 de novembro
Entrada Livre
 
Fonte: SECOM-ES