CIDADE

Exposições movimentam espaços culturais de Viana

Uma delas é a exposição Um Olhar além da inclusão, na Casa da Cultura.

Em 22/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Três exposições movimentam os principais espaços culturais de Viana. Na noite de quinta-feira (21), foram abertas para visitação os trabalhos do artista plástico Bruno Lima, com a exposição “Três Formas”, “Gravando o Olhar” da artista Virgínia Collistet e a mostra fotográfica em homenagem aos alunos atendidos pela Educação Especial de Viana, “Um olhar além da inclusão”. Os trabalhos ficarão expostos, respectivamente, dos artistas Bruno Lima e Virgínia Collistet, na Galeria de Arte Casarão, e a exposição fotográfica 'Um Olhar Além da Inclusão, na Casa de Cultura, em Viana Sede, até o dia 21 de outubro. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas e a entrada é gratuita.

'Um Olhar além da inclusão'

Com fotografias de alunos atendidos pela equipe da Educação Especial do município, a exposição “Um Olhar além da Inclusão” visa sensibilizar e chamar a atenção do público para inclusão das pessoas com deficiência. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer (SEMEEL) e Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana (SECCT) e está aberta para visitação na Casa da Cultura, em Viana Sede. 

Três Formas

Já a exposição “Três Formas” é do artista plástico capixaba Bruno Lima. Como inspiração, o artista usou a cultura e a religião hinduísta para criação de seus quadros. As telas representam alguns símbolos do hinduísmo como o elefante e a vaca, que são animais sagrados; a ioga, como técnica milenar, e o guru, de grande respeito dentro da religião. Como característica principal, Bruno destaca as cores vivas, as joias extravagantes, enfeites exagerados da cultura indiana. 

Gravando um Olhar

A Galeria de Arte recebe, também, os trabalhos da artista Virgínia Collistet. A artista usa a pesquisa de textura e sobreposição para a confecção de seus quadros, se deixando levar pelo abstrato. Na montagem de seus painéis, ela usa a técnica de gravura em metal, colagem, sobreposição e recorte. A exposição está aberta ao público na Galeria de Arte, o Casarão, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. 

Durante a cerimônia de abertura, a secretária de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, destacou a importância das exposições para manutenção dos espaços culturais na cidade. “Vamos manter nossos espaços culturais abertos. Queremos trazer sempre uma mostra fotográfica, um exposição e outros trabalhos para que esses espaços estejam sempre abertos para público”, disse. 

Três Formas - Bruno Lima 
Local: Galeria de Arte – O Casarão 
Dia: Segunda a sexta-feira 
Horário de visitação: 10 às 17 horas

Gravando um olhar - Virgínia Collistet
Local: Galeria de Arte – O Casarão 
Dia: Segunda a sexta-feira 
Horário de visitação: 10 às 17 horas

Um olhar além da inclusão
Local: Casa da Cultura
Dia: Segunda a sexta-feira 
Horário de visitação: 10 às 17 horas

(Foto: Vinícius Nascimento)