CIDADE
Exposição de pintura, circo e shows em Vila Velha
Mais um final de semana com intensa programação cultural na cidade.
Em 08/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Vila Velha é um município que não para! Vem aí, mais um final de semana com intensa programação cultural na cidade, para todos os gostos e idades. Exposição de pintura; circo; artesanato; lançamento de livro; shows e opções gastronômica e cerveja artesanal prometem agitar o público. Na Prainha, sai de cena as cores verde, branca e vermelha que coloriam a cidade durante a festa italiana “Tutti Buona Gente” e entra o Festival Canela Verde 360°, que começou nesta quinta-feira (7) e segue até domingo (10). Confira todas as atividades e boa diversão!!
EXPOSIÇÃO - A Galeria Eugênio Pacheco de Queiroz, anexa ao Teatro Municipal, recebe a exposição de pinturas “Jardim de Infância” do artista plástico Caio Cruz. São telas que retratam a experiência do autor. A galeria, que fica localizada na Praça Duque de Caxias, funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; sábado e domingo, das 14 às 19 horas. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 3388-4213 ou 3388 4217.
CIRCO – O Le Peppe Circo realiza temporada durante todo o mês de novembro na Fazenda Camping, com apresentações aos sábados e domingos, a partir das 19 horas. O ingresso custa apenas R$ 7 reais. A Fazenda Camping fica localizada na Rodovia do Sol, nº 2.231. Mais informações pelo telefone 3260-1492/ 9 9813 1099.
ARTE NA BARRA – No sábado a Barra do Jucu recebe o projeto Arte na Barra. O evento será realizado de 18h as 22h, na pracinha Pedro Valadares. Barraquinhas de artesanato, gastronomia, bebidinhas, brincadeiras infantis estão na programação da noite.
RUA DAS ARTES - Neste domingo (10), tem o projeto Rua das Artes, das 10 às 18 horas, na Praça Otávio de Araújo, na Prainha. Quem interessar pode conferir muita arte, artesanato, cultura, música e literatura. A Rua das Artes conta com apoio do Governo do Estado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
LANÇAMENTO DE LIVRO - A Academia de Letras de Vila Velha promove oficinas, palestras, encontros culturais, lançamentos de livros e de obras fonográficas. Neste domingo (10) haverá o lançamento do livro “Em nome de Deus” do escritor Carlos Vinícius da Costa Azevedo, às 15 horas, como parte das atividades do projeto Rua das Artes. A Academia fica localizada na Rua 23 de Maio, n° 83, Prainha. Mais informações pelo telefone 9 9804 4830.
FESTIVAL CANELA VERDE 360° - Com várias atrações musicais, opções gastronômicas e cervejarias de Vila Velha, o festival Canela Verde agita o Parque da Prainha. De hoje (7) até domingo (10) o público vai conferir 12 restaurantes e bares com opções gastronômicas, sete cervejarias artesanais, além das oito atrações musicais, apresentações de congo e bateria da escola de samba Mocidade Unida da Glória (Mug), feira de artesanato e espaço kids. Confira a programação completa.
FEIRA GASTRONÔMICA E ARTESANAL – Ponta da Fruta será palco da 9ª edição da Feira Gastronômica e Artesanal nesta sexta-feira (8), às 19 horas. O evento contará com atração musical de Lucas Lacerda. A Feira será realizado na Avenida Espírito Santo (rua da Padaria Rocon). A Prefeitura apoia este evento.
Serviços
Exposição de pintura
Data: segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; sábado e domingo, das 14 às 19 horas.
Local: Galeria Eugênio Pacheco de Queiroz, anexa ao Teatro Municipal
Endereço: Praça Duque de Caxias, Centro
A entrada é gratuita
Informações: 3388-4213 ou 3388 4217.
Le Peppe Circo
Data: sábado e domingos de novembro
Horário: 19 horas
Local: Fazenda Camping
Endereço: Rodovia do Sol, nº 2.231
Ingresso: R$ 7 reais
Informações: 3260-1492/ 9 9813 1099
Rua das Artes
Dia: domingo (10)
Horário: 10 às 18h.
Local: Rua 23 de Maio – Prainha – Vila Velha
Saiba mais @ruadasartes_vila.velha
Lançamento de Livro
Data: domingo (10)
Horário: 15 horas
Local: Academia de Letras
Festival Canela Verde 360°
Data: quinta-feira a domingo (7 a 10)
Local: Parque da Prainha – Vila Velha
Entrada franca
Programação
Quinta-feira (7)/ Sertanejo
18h – Banda de Congo Beatos de São Beneditos
19h – Trem Caipira
22h – Rodrigo Balla
Sexta-feira (8)/ Rock
18h – Duets
22h – Sheep & Parafina
Feira Gastronômica e Artesanal
Data: Sexta-feira (8)
Horário: 19 horas
Local: Av. Espírito Santo, em Ponta da Fruta
Sábado (9)/ Blues – Rock
18h – Like a Boss Blues Band
22h – Back to the past
Domingo (10)/ Samba
11h – Banda de Congo Beatos de São Benedito
13h – Samba Soul e convidados
16h – Bateria da Mug
MAIS NOTÍCIAS
Defesa Civil prepara ações de prevenção para período chuvoso do ano
Para se prevenir de períodos chuvosos nessa época do ano, a Prefeitura de Vila Velha já se prepara. A Defesa Civil Municipal mobilizou, na de quarta-feira (6), os representantes dos pontos focais para apresentar detalhadamente as ações do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDC).
“É importante termos um planejamento para situações de emergência no município. O mês de dezembro se aproxima, uma época de chuva, e a gente não sabe o volume que vem por aí. Por isso temos que nos preparar”, destacou o secretário municipal de Governo e Coordenação Institucional, Saturnino Mauro, ao cobrar de cada secretaria as providências a serem tomadas para viabilizar os recursos técnicos necessários para o atendimento das emergências.
O assessor especial da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, responsável pela Defesa Civil, cel. Marcelo D’Isep, detalhou aos quase 30 servidores presentes os pontos do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDC), estabelecido conforme a Lei Federal n° 12.608, de 10 de abril de 2012.
Entre os pontos abordados, temas como a composição do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, competências dos municípios, conceito e definição de Defesa Civil, além de aspectos sobre a redução de desastres, ações de proteção, gestão integrada, plano contingência, ativação do plano e os procedimentos operacionais.
“Prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. O conjunto dessas ações é um processo contínuo, integrado, permanente e interdependente, configurando uma gestão integrada em proteção e defesa civil”, explicou o cel. Marcelo D’Isep.
O capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Felipe Mancini, também participou da reunião e falou sobre o conceito do Sistema de Comando de Operações (SCO), ferramenta gerencial e de controle utilizada em casos de desastres naturais.
LEIA TAMBÉM
Alunos da Rede Municipal conhecem o trabalho do Poder Executivo
“A arte de interrogar não é tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que de discípulos; é preciso ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe”. Os alunos do 8º A e B da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Deputado Mikeil Chequer, de Boa Vista II, colocaram em prática a frase do filósofo, teórico político e escritor suíço Jean-Jacques Rousseau na quarta-feira (6), em visita à sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha, localizada no bairro Coqueiral de Itaparica.
Aliás, Rousseau, falecido em 1778, na França, foi eleito o pensador iluminista preferido do grupo de 30 alunos que participou da visita ao prefeito Max Filho. Os estudantes fazem um trabalho sobre os Três Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário). O encontro foi coordenado pela professora de História Cleidimar Junca e pela assessora especial da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Campo Ferreira.
Durante o encontro com o prefeito, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do chefe do Poder Executivo Municipal e dialogar com o prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito, Jorge Carreta, e do secretário municipal de Governo e Coordenação Institucional, Saturnino de Freitas Mauro.
“Governar um país, estado ou município requer muita atenção aos detalhes. É uma honra receber um grupo de estudantes tão interessados em conhecer nossa política e sistema democrático”, afirmou Max Filho.
O projeto
Os alunos já visitaram à Câmara Municipal de Vila Velha (sede do Poder Legislativo local), na Prainha, e também visitarão o Fórum de Vila Velha e o Ministério Público, completando as visitas, desta vez ao Poder Judiciário.
“O projeto visa desenvolver a vivência dos alunos em relação aos Três Poderes de nossa República. Estudamos diversas vertentes, como, por exemplo, os trabalhos de filósofos iluministas e liberais como Rousseau, Maximilien Robespierre, François-Marie Arouet (Voltaire) e John Locke”, explicou Cleidimar Junca.
Consciência
Para a aluna Raquel Lino, que estuda no 8º Ano A da Umef Deputado Mikeil Chequer, o conhecimento sobre a política e a democracia é importante para a compreensão da sociedade.
“Ter consciência de como é feito o trabalho dos Três Poderes é fundamental. É uma ótima oportunidade para conhecermos nossa sociedade. Gosto muito da obra de John Locke (filósofo inglês considerado por muitos estudiosos como o pai do liberalismo, falecido em 1704), pois ele trabalhou muito a questão da liberdade”, declarou Raquel, que pretende ser médica pediatra.