ESPORTE INTERNACIONAL
F1 tira Turquia do calendário e fará 2 corridas na Áustria
A corrida marcada para o circuito de Istambul, em 13 de junho, está também cancelada.
Em 15/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Por conta das restrições de viagem, a Fórmula 1 precisou mudar o calendário 2021 mais uma vez.
Pouco mais de duas semanas depois de ter anunciado o GP da Turquia como substituto do GP do Canadá, cancelado ainda em razão das medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19 no país, a Fórmula 1 promoveu uma nova mudança no seu calendário da temporada 2021 nesta sexta-feira (14). A corrida marcada para o circuito de Istambul, que seria disputada entre 11 e 13 de junho, está também cancelada. As restrições de viagem forçaram o Mundial a alterar novamente as datas.
A Turquia entrou na lista vermelha do governo britânico, que não recomenda viagens ao país por conta da gravidade da pandemia — de acordo com a determinação das autoridades, todo cidadão tem de fazer dez dias de quarentena quando regressar ao Reino Unido.
Programação
A Fórmula 1 teve de mudar sua programação porque boa parte das equipes do grid tem como base a Inglaterra. Apenas a Ferrari, a Alfa Romeo e AlphaTauri têm sede fora do Reino Unido.
Para ocupar a vaga deixar pela Turquia, os chefes optaram por uma solução que já havia sido tomada em 2020: a Áustria vai receber uma etapa adicional: o GP da Estíria. A alteração também vai provocar uma rodada tripla da F1. O GP da França, então previsto para os dias 25 e 27 de junho, foi antecipado em uma semana, justamente para inserir o GP da Estíria nesta data. Já o GP da Áustria mantém sua programação original, entre 2 e 4 de julho.
"Estávamos todos ansiosos para correr na Turquia, mas as restrições de viagem significam que não poderemos mais estar lá em junho. A Fórmula 1 mostrou mais uma vez que é capaz de reagir rapidamente aos desafios e encontrar soluções. Estamos muito satisfeitos por ter uma rodada dupla na Áustria, o que significa que a nossa temporada continua com 23 corridas.", disse o chefão da F1, Stefano Domenicali.
O comando da principal categoria do esporte a motor agradeceu os esforços dos promotores turcos e afirmou que segue acompanhando a evolução da pandemia nos países que compõem a temporada.
A próxima etapa da competição 2021, acontecerá em Mônaco, entre os dias 20 e 23 de maio. (Por Evelyn Guimarães - Grande Prêmio)
Leia também:
> Red Bull vacila e entrega vitória a Lewis Hamilton na Espanha
> Hamilton vence o GP de Portugal de F1 e mantém a liderança
> Verstappen celebra vitória desafiadora, mas evita empolgação
> Fora da F1, Brasil tem desafios na base do automobilismo
TAGS SÃO PAULO FC | LIBERTADORES | TÓQUIO 2020 | SUPERLIGA | UEFA | F1 | AUTOMOBILISMO