EDUCAÇÃO

Faculdade Estácio já está no clima dos jogos olímpicos Rio 2016.

O treinamento dos voluntários vai até o dia 20 de junho, na Estácio Vila Velha.

Em 15/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de 300 voluntários que se candidataram para atuar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 já realizaram o treinamento no Centro de Formação de Voluntários, que funciona no campus da Faculdade Estácio, em Vila Velha. Até o próximo sábado (20/06), a expectativa do Comitê Organizador é de que mais de mil candidatos participem do treinamento.

“A meta do Centro é selecionar e capacitar os voluntários para que eles realizem um trabalho focado e eficiente. Queremos que os candidatos aprendam coisas novas, tenham a oportunidade de viver um momento único e possam dividir com outras pessoas a experiência de ter trabalhado no maior evento esportivo do mundo", afirma Flavia Fontes, gerente-geral do Programa de Voluntários.

Diariamente, os candidatos participam de dinâmicas de grupo e atividades lúdicas em ambientes temáticos montados no Centro de Formação, que funciona na Estácio. São exemplos o corredor da superação e a jornada do herói. Com base nos valores olímpicos e paralímpicos de excelência, amizade, respeito, coragem, igualdade, determinação e inspiração, são criados jingles que retratam a missão dos voluntários.

Para a voluntária Jocimara Patricia Santos, 24 anos, moradora de Serra, o treinamento foi emocionante. “Adorei todas as etapas da dinâmica de grupo. O vídeo com os momentos marcantes dos Jogos me fez chorar. Agora é torcer para que eu seja selecionada. Estou muito contente de poder participar desse treinamento”, disse. 

Outra atividade proposta pelo Comitê Organizador é o desafio de construção de uma instalação esportiva para os Comitês Internacionais Olímpico e Paralímpico, com blocos de montar lego. Já foram construídas arquibancadas, rampas para deficientes, saída de emergência, pódio com rampas, piso tático e instalação de piscinas.

No total, 1705 pessoas no Espírito Santo se inscreveram no Programa de Voluntários do Comitê.

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Sobre a Estácio

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil completa, em 2015, 45 anos de atuação no segmento de ensino superior. Fundada em 1970 no Rio de Janeiro, a Estácio está, hoje em dia, presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com 527mil alunos matriculados euma estrutura de cinco mil colaboradores e nove mil professores. A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humana e, também, cursos de Pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição cursos técnicos de preparação (PRONATEC), soluções de educação para empresas e cursos de extensão. Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado de seus alunos. 

Fonte: P6 Comunicação