CULTURA

Fafi anuncia temporada teatral gratuita a partir de segunda (13)

Objetivo da atividade é apresentar à sociedade a montagem cênica de formatura dos alunos

Em 09/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Os ingressos das apresentações, que têm classificação indicativa livre, devem, mesmo sendo gratuitos, ser solicitados por meio da plataforma online Sympla. As vagas são limitadas.

A partir da próxima segunda-feira (13), a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) dá início a temporada de apresentações do exercício cênico "O Teatro de sombras de Ofélia".

O objetivo da atividade é apresentar à sociedade a montagem cênica de formatura dos alunos do curso técnico em Teatro da escola.

>> Forró é reconhecido como manifestação da cultura nacional

O público poderá conferir gratuitamente, na sede da Fafi, no Centro Histórico de Vitória, a 11 sessões do espetáculo. As datas são: 13, 14, 17, 20, 21, 23, 24, 27, 28 e 30 de novembro e também no dia 1º de dezembro, sempre às 19h30.

"Vamos apresentar o rico trabalho final desenvolvido por esses alunos e alunas que receberam, ao longo de dois anos, investimentos em educação e qualificação profissional em Teatro. O trabalho está belíssimo", antecipa a coordenadora da Fafi, Larissa Almeida.

Os ingressos das apresentações, que têm classificação indicativa livre, devem, mesmo sendo gratuitos, ser solicitados por meio da plataforma online Sympla. As vagas são limitadas.

O espetáculo

O espetáculo é uma produção teatral baseada na obra "O Teatro de Sombras de Ofélia", do escritor alemão Michael Ende. O livro, que tem tradução de Luciano Vieira Machado, foi agraciado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com o prêmio Monteiro Lobato de melhor livro traduzido para crianças.

Na história, após perder o emprego de que tanto gostava no teatro, a senhora Ofélia acaba esquecendo a velhice e a solidão quando encontra uma série de "sombras" que lhe pedem abrigo.

A obra literária conta com adaptação para o teatro de Necésio Pereira. O espetáculo tem orientação e direção-geral do professor Antônio Apolinário, preparação corporal e direção de movimento do professor Gil Mendes e preparação vocal e direção musical da professora Priscila Reis.

"A apresentação é uma carta de amor ao teatro, ao espaço sagrado construído em conjunto, que inevitavelmente forja relações humanas, afetivas e sociais. É um convite à reflexão sobre o papel do ator, o envelhecer, a solidão e o desamparo. É também um chamado à análise de como cuidamos e preservamos nossos espaços culturais em sociedade, e o impacto de sua presença, ou ausência, ao longo do tempo", explica Apolinário.

"Trazemos ao público uma rede de distintos personagens e quadros cênicos que dialogam com o nosso contexto social vigente. É o Teatro falando de si, uma metalinguagem sobre arte, vida e criação. Por último, ainda que não se faça explícito na obra original e na dramaturgia de Necésio, pretende-se homenagear e agradecer aos artistas locais que vieram antes de nós e aos muitos que aqui ainda seguem, fazendo desse ofício milenar uma força pulsante e viva", complementa o diretor.

Elenco

Alex Bonini Muller, Amanda Cândido Freitas, Ana Cristina da Motta Silva, Caio Machado da Silva/Insane Machado, Daiane de Oliveira Eilert, Delcy Simões Júnior/Kevin Júnior, Felipe Carvalho Boleli, George de Souza Amorim, Juliana Queiroz da Vitória, Lucas da Cunha Albuquerque, Lucas Henrique de Souza Santos, Magda Inês Leitzke Klug, Natalia Alves Cortelette e Vanessa Nogueira Silva.

Serviço:
Exercício cênico "O Teatro de sombras de Ofélia".
Quando: 13, 14, 17, 20, 21, 23, 24, 27, 2 8 e 30 de novembro e 1º de dezembro, sempre às 19h30.
Onde: auditório da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI) - Avenida Jerônimo Monteiro nº 656, Centro Histórico de Vitória.
Ingressos gratuitos: via Sympla
Classificação Indicativa Livre. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Forró é reconhecido como manifestação da cultura nacional
Inscrição para concurso de histórias do "Vitória a Minas III"
Projeto "Carreta Cultural" chegará à Vitória na segunda (23)
Ginga Viana: Prefeitura promove evento dedicado à capoeira
"Marien Calixte Jazz Music Festival" de 20 a 22 de outubro
Filme “Assassinos da Lua das Flores” chega ao Cine Araújo
Linhares anuncia retorno do Festival de Cultura e Gastronomia
Além da dança: PMVV desenvolve acesso democrático à arte
Maior Feira de Artesanato do Estado começará nesta sexta (22)
Festa da Banana acontece neste fim de semana em Cariacica
Final de semana com shows gratuitos no Shopping Montserrat

TAGS:
FAFI | TETRO | ALUNOS | APRESENTAR | VITÓRIA