TEMAS GERAIS

Famílias acionam Justiça para ter vaga em hospitais públicos do ES

Pacientes em estado grave esperam por transferência na Grande Vitória.

Em 07/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Para conseguir uma vaga na rede pública de saúde do Espírito Santo, duas famílias acionaram a Justiça, em Vitória, na madrugada desta quarta-feira (7). Em um dos casos, um idoso de 71 anos está com pneumonia e aguarda uma internação há quatro dias. Já o outro paciente, de 68 anos, foi diagnosticado com câncer na garganta e espera por transferência. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou, por volta das 12h, que a Central de Regulação do Estado já conseguiu as vagas para os dois pacientes e eles serão transferidos em algumas horas.

Aurelino Pereira dos Santo tem 71 anos e aguarda uma transferência para um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde o dia 3 de janeiro. Ele foi diagnosticado com pneumonia, mas também possui diabetes, Mal de Alzheimer, úlcera gástrica, infecção urinária e teve um derrame recentemente.

 

A filha do aposentado, Arleuda Rodrigues, entrou com uma ação na Justiça e, na segunda-feira (5), havia conseguido uma determinação do juiz para que a internação fosse imediata. A multa diária era de R$5 mil, mas até o final da manhã desta quarta-feira, nada havia sido feito.

"Eu me sinto humilhada, eu me sinto desgastada. Olha a hora da noite. A gente trabalha o dia todo, a gente tem família e vem correr atrás de um direito e nos é negado. O meu pai vai morrer porque não tem uma UTI para ele entrar com pneumonia?", questionou

Para a mulher, todo o esforço para conseguir a vaga no leito tem sido em vão. "A minha perigrinação está sendo em vão, porque o estado diz que não tem leitos para o paciente. O paciente não está bem, está com pneumonia, simplesmente sujo e está sendo descartado um direito que ele tem, que é o direito à vida. O PA (Pronto Atendimento) da Glória não tem condições de ter alimento, nem tratamento para um paciente. Lá tem barata, tem lixo no chão, tem mosquito, não tem nada", afirmou.

Além de Aurelino, o aposentado Adilson Oliveira Rodrigues, de 68 anos, foi diagnosticado com câncer na garganta. Ele também está no Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha e aguarda transferência há quatro dias. Segundo o advogado do idoso, Ricardo Ribeiro, a situação do homem já deveria ter sido resolvida pelo estado.

"O PA não tem alimentação, não tem remédios apropriados para tratar câncer e a gente tem que buscar o judiciário de madrugada para dar uma sobrevida ao cidadão. Situação que o estado deveria prover de forma imediata, a gente tem que recorrer à Justiça para ter esse serviço", disse o advogado.

Outro lado
A Prefeitura de Vila Velha informou em nota que o Pronto Atendimento da Glória "recebeu uma quantidade de pacientes acima da sua capacidade, além de ter uma quantidade de pacientes aguardando a transferência para outros serviços de referência da rede Estadual. A lotação dificultou o serviço de limpeza, mas a equipe está completa e o serviço será realizado o mais rápido possível".

Fonte: G1-Espírito Santo