NEGÓCIOS

Família aposta em produção orgânica de morangos

Morango é vendido em várias feiras de produtos orgânicos na Grande Vitória.

Em 29/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

ma família de agricultores de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo, está investindo em uma nova variedade italiana de morango, conhecida como Pircinque. A propriedade de 15 hectáres da família 'Schilieve' fica na comunidade de São Bento.

A família descobriu essa variedade italiana por acaso. A produtora rural Débora Schilieve estava pesquisando na internet e viu um anúncio de um viveiro de Minas Gerais. Ela, então, decidiu testar a produção na propriedade dela, e o resultado tem sido positivo.

De acordo com um dos membros da família, o produtor rural Romário Schilieve, o cultivo da nova variedade é mais rápida do que a do morango tradicional. Além disso, outra vantagem é que ela possibilita uma produção constante.

"Ele produz bem mais rápido do que o morango tradicional. E ele sempre produz. Você vai ver flor, fruta e fruta madura. Isso não é visto no outro morango, que tem um processo que dá aquela florada, dá muita produção, depois ela cai e só volta quando tem outra florada. Aqui não, a produção é constante", explicou.

Na propriedade, foram plantadas 40 mil pés de morango, sendo 10 mil só da variedade italiana. No geral, a produção chega a meia tonelada da fruta por semana. Só da Pircinque são 150 kg. "A produção dela [Pircinque] é maior do que os outros. Chega às vezes até a dobrar comparando com a outra variedade do morango", destacou Romário.

Para o agrônomo Hélcio Costa, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), outra vantagem da variedade é a maior resistência a pragas e doenças.

"Aqui no Espírito Santo, como é o primeiro plantio este ano, ainda estamos avaliando. Mas em outros Estados, como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, eles tem comportado muito bem em relação às doenças. Principalmente com o fungo de solo, que é o principal problema do morango", afirmou.

Pircinque

O formato do Pircinque é outro diferencial, visto que ele é bem mais uniforme do que os outros. De acordo com o produtor Romário Schilieve, o Pircinque é um morango maior, de tamanho médio para grande, e o sabor é mais adocicado. Além disso, ele não precisa de adubação da planta.

"Esse morango não exige adubação nenhuma. O morango não tolera muito nitrogênio, o que é muito importante, pois temos economia para a mão de obra", falou.

O Romário utiliza uma técnica que ajuda a evitar doenças na fruta. Trata-se do túnel baixo, que está se mostrando cada vez mais eficaz. "A vantagem do túnel é em relação aos fungos. Você coloca o túnel e ajuda a reduzir cerca de 90% das doenças", ressaltou o o agrônomo do Incaper, Hélcio Costa.

 (Foto: TV Gazeta)