NEGÓCIOS

Fapes seleciona projetos de empresas de tecnologias

Os projetos devem se concentrar em temas ligados à indústria 4.0.

Em 27/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/ES - Reprodução

As empresas de tecnologia desenvolvedoras de sistemas de gestão integrada que atuam no ramo industrial, sediadas em território capixaba, terão a oportunidade de desenvolver produtos ou processos inovadores com o apoio da chamada pública lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Os recursos financeiros são de R$ 500 mil, oriundos do repasse da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) ao Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec/MCI).

O objetivo do Edital Fapes nº 15/2019 - Projetos Demandantes de Tecnologias Habilitadoras é conceder recursos não reembolsáveis, por meio de subvenção econômica, para o desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores de empresas capixabas. Cada proposta poderá ser contemplada com até R$ 100 mil, e o proponente deverá aportar uma contrapartida de 10%.

Os projetos devem se concentrar em temas ligados à indústria 4.0, principalmente no desenvolvimento ou adequação dos sistemas de gestão integrada (Enterprise Resource Planning – ERP), voltadas ao segmento industrial que utilizam, ou se propõe a utilizar, tecnologias habilitadoras como blockchain, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, Ciência de Dados (big data, deep learning, machine learning) e sistemas simuladores (tempo real versus predições).

Os representantes de empresas interessados em participar da chamada pública devem submeter suas propostas no Sistema de Gestão da Fapes (SigFapes) até o dia 17 de janeiro de 2020.

Capacitação e contratação

A chamada prevê a seleção de até 20 empresas para atividades de capacitação a serem realizadas no Núcleo de Transformação Digital (Cidig) entre abril e outubro de 2020. O laboratório está localizado no Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Eliezer Batista (CPID), em Jardim América, Cariacica.

Após esta fase, a Fapes fará o aporte financeiro no modelo de subvenção econômica para as empresas que alcançarem os melhores resultados conforme os critérios de avaliação final de projeto dispostos no edital.