MOTOR
Faróis impedem SUVs de gabaritar em teste de segurança
Honda HR-V, Jeep Renegade e Audi Q3 tiveram pior avaliação neste quesito pelo IIHS.
Em 05/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os SUVs estão falhando em "gabaritar" em um teste de segurança nos Estados Unidos por causa dos faróis.
Mesmo modelos que têm boas avaliações em outros quesitos não passam do "aceitável" quando o tema é a iluminação, na avaliação do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização mantida por seguradoras de veículos.
Ela realiza testes independentes de segurança nos veículos no país, um trabalho semelhante ao do Latin NCap na América Latina.
Do grupo chamado de SUVs compactos pelo instituto, nenhum dos 22 carros testados conquistou o título mais alto (veja as notas no site da organização, em inglês). É o caso do novo Honda CR-V e do Kia Sportage, por exemplo.
Honda HR-V, Jeep Renegade e Audi Q3 nem se qualificaram para o prêmio máximo e tiveram as piores notas para os faróis entre os 22 modelos, junto com o GMC Terrain, da marca que pertence à General Motors.
Ao site "Automotive News", Becky Mueller, porta-voz do IIHS, explicou que a maioria dos SUVs pequenos apresenta brilho excessivo ou visibilidade insuficiente.
Na categoria dos SUVs médios, o Hyundai Santa Fe conseguiu o prêmio máximo. Em outros segmentos, Kia Soul e Cerato e Toyota Camry também obtiveram o selo.
Além dos faróis, os carros passam por testes de colisão, de dispositivo para fixar cadeirinha, de prevenção de colisão (sistemas de assistência de frenagem, alerta, etc) e de resistência do teto.
(Foto: Divulgação)