VIAGENS & TURISMO

Fecomércio, Sebrae e prefeituras ampliam debate sobre turismo

Entidades se reuniram com prefeitos da Grande Vitória para discutir estratégias para o turismo.

Em 14/05/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Marcos Salles/Fecomércio-ES

O projeto de mobilização para o setor de turismo na região metropolitana foi apresentando para os prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini; Serra, Sérgio Vidigal; Cariacica, Euclério Sampaio; e Viana, Wanderson Bueno, além do secretário de Estado de Turismo, Philipe Lemos.


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Na última segunda-feira (13), a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae|ES) se reuniram com os prefeitos da Grande Vitória, na sede do Sebrae|ES, em Vitória, para discutir estratégias de mobilização para o setor de turismo na região metropolitana.

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A reunião foi liderada pelo presidente do conselho deliberativo do Sebrae-ES e da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, acompanhado pelo presidente da CET-ES, Raimundo Nonato, e pelo superintendente do Sebrae|ES, Pedro Rigo.

O projeto foi apresentando para os prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini; Serra, Sérgio Vidigal; Cariacica, Euclério Sampaio; e Viana, Wanderson Bueno, além do secretário de Estado de Turismo, Philipe Lemos.

O presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, propôs a formação de um grupo de trabalho formado por cada uma das entidades presentes no encontro.

“Que possamos criar realmente uma política permanente, com reuniões e atas que serão levadas aos prefeitos. O Sebrae|ES, que está presente em todos os municípios, vai nos trazer informações que vão orientar as tomadas de decisões. E essa estrutura do Sebrae é ideal para fazer a coordenação com dedicação técnica ao projeto”

O superintendente do Sebrae|ES, Pedro Rigo, ressaltou que a região metropolitana foi estudada, município por município para que fosse identificado o potencial de cada um deles.

“Identificamos o grau de maturidade para o turismo de cada cidade do Espírito Santo. Vamos compartilhar todo esse material com as prefeituras para que, a partir disso, possamos organizar nossa atuação nos territórios. Essa classificação da maturidade do turismo será o ponto de partida para que façamos uma atuação conjunta entre Sebrae, Sesc e Senac”.

Rigo revelou ainda que o estudo feito pelo Sebrae|ES identificou que a governança é o principal desafio para que o turismo comece a decolar no Estado do Espírito Santo. 

Consórcio

Philipe Lemos, secretário de estado de Turismo (Setur), que também esteve presente na reunião, citou que existe a possiblidade de que seja criada uma espécie de consórcio Metropolitano para unificar as ações dos municípios.

“Esse consórcio pode trazer ainda mais sinergia para que a gente consiga unir, não só na teoria, mas na prática, as ações que tentamos planejar e colocar em execução.”

Para o Prefeito de Viana, Wanderson Bueno, é necessário deixar claros os objetivos e funções de cada um nesse esforço conjunto pelo turismo.

“É importante que a seja definido um plano de trabalho e, aí sim, vamos entender quais são, de fato, as responsabilidades de cada uma das pessoas que estão sentadas aqui hoje e como vamos fazer para esse plano ir pra frente.”

Um novo propósito

Com o objetivo de fortalecer o turismo capixaba e mitigar as perdas de arrecadação previstas pela reforma tributária, o Sebrae|ES estabeleceu novas diretrizes para sua atuação nos próximos anos. Entre as estratégias adotadas, destaca-se o investimento de R$ 80 milhões em programas de capacitação voltados para microempreendedores e pequenas empresas do setor turístico, a serem implementados ao longo de três anos.

Além disso, já a partir deste ano, 40% do atendimento presencial realizado pelo Sebrae/ES será destinado aos pequenos negócios do setor.

Promulgada pelo Congresso em 2023, a reforma tributária altera o critério de cobrança de impostos no país. Enquanto a atual norma baseia-se no local de produção dos bens para a arrecadação de tributos, a nova legislação estabelece que os impostos sejam recolhidos no ponto de consumo dos produtos. A mudança pode resultar em diminuição da receita para estados menores e que consomem menos, como o Espírito Santo.

Vocações turísticas

A missão de atrair mais visitantes e consumidores para o estado capixaba passa pelo fortalecimento de toda a cadeia do turismo. Atualmente, o Espírito Santo tem 70 municípios inseridos no mapa do turismo do Ministério do Turismo, além de nove vocações turísticas já classificadas. São elas: agroturismo, aventura, religioso, ecoturismo, gastronômico, místico, turismo de sol e praia, histórico-cultural e turismo de experiência.

Para isso, nos próximos anos, serão oferecidos cursos, oficinas, workshops, missões técnicas para fora do estado, consultorias e atendimentos de porta em porta aos empreendedores do setor. Rigo pontua que a capacitação dos empreendedores do setor é fundamental para mudar o patamar do turismo capixaba em relação ao restante do país. 

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