ESPORTE INTERNACIONAL
Federer vira sobre Del Potro e conquista 8º título na Suíça
Jogando em casa, suíço reagiu após perder o 1º set no tie-break.
Em 29/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Roger Federer já é praticamente invencível, mas quando chega na Basileia, sua casa, o suíço consegue levar ainda mais ao pé da letra o adjetivo. Neste domingo, em confronto equilibrado, o argentino Juan Martín Del Potro "suou sangue", mas não conseguiu segurar seu talento. Assim, Roger levou o oitavo troféu do ATP 500 da Basileia em sua décima final consecutiva no torneio e a 13ª na carreira.
Ele só não fez final por lá em 2016, quando estava lesionado e não jogou. A vitória por 2 sets a 1, parciais de (5)6/7, 6/4 e 6/3, evitou também que Del Potro, número 19 do mundo, erguesse o seu terceiro troféu na Basileia. Ele já havia vencido em 2012 e 2013, justamente em cima de Roger Federer.
A final na Basileia também marcou mais um capítulo da rivalidade entre o argentino e o suíço. Em 2017, eles se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias para o suíço e uma para o argentino. Roger tem agora 18 vitórias, contra seis de Del Potro.
Confronto é muito equilibrado
Federer já começou o duelo mostrando para o que vinha, quebrando o serviço de Del Potro e fazendo 1 a 0. Só que do outro lado o argentino não deu mole e devolveu a quebra. Nos quatro games seguintes, ambos confirmaram o serviço: 3 a 3. A dinâmica seguiu a mesma no próximo saque de Federer e Del Potro, e o primeiro set chegou no seu momento decisivo empatado em 4 a 4.
Quando quebrou o serviço do argentino na sequência, Federer parecia ter definido o set, mas novamente foi quebrado no game seguinte e a partida manteve o empate, agora em 5 a 5. Com o duelo em 6 a 6, o set incial foi decidido no tie-break, e Roger saiu na frente, colocou 3 a 0, mas viu Del Potro virar e fechar em 7/6(5).
O equilíbrio do primeiro set retornou com o começo do segundo. Com o jogo em 2 a 1 e diante do saque de Del Potro, Federer teve a chance de ampliar a frente, mas o argentino salvou o break-point e igualou o duelo. Nos games seguintes, o panorama não mudou. O suíço chegou a ficar perto de uma quebra, mas Juan Martín buscava e empatava em games, como no 4 a 4. Desta vez, porém, Federer foi perfeito quando precisou. Sacando com 5 a 4, conseguiu quebrar o rival e fechar o set em 6/4, deixando tudo igual.
No terceiro set, Del Potro deu logo o troco em Federer e quebrou o saque do suíço para fazer 1 a 0. Mas o veterano devolveu, empatando em 1 a 1. E daí em diante, dominou completamente. Sacando, fez 2 a 1, e depois, com belas passadas, como fez em todo o jogo, abriu 3 a 1 ao quebrar o argentino. Novamente com o saque, colocou 4 a 1 e praticamente sacramentou a vitória. Del Potro ainda confirmou o saque em duas oportunidades, mas Federer fechou em 6/3 e ficou com o título.
Pouille vence Tsonga em Viena
Na final de simples do ATP 500 de Viena, na Áustria, o francês Lucas Pouille levou a melhor sobre o seu conterrâneo J-Wilfried Tsonga. Em jogo decidido em dois sets, Pouille venceu por parciais de 6/1 e 6/4. Com a vitória, ele se tornou o primeiro tenista da temporada a conquistar títulos em três superfícies diferentes. Triunfou no saibro em Budapeste, na grama em Stuttgart e na quadra rápida em Viena.
(Foto: Divulgação)