TEMAS GERAIS

Feira do Verde: estande debate caminhos para a sustentabilidade

Quem visitou o primeiro dia de exposição do maior evento sobre sustentabilidade...

Em 12/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Quem visitou o primeiro dia de exposição do maior evento sobre sustentabilidade do Estado percebeu que há uma nova abordagem sobre temas como lixo, reciclagem e meio ambiente na Feira do Verde. Isso porque, neste ano, a proposta dos expositores é de discutir maneiras e hábitos sustentáveis para as futuras gerações.

"Com o tema 'Educação Ambiental: Contribuindo para a construção de Sociedades Sustentáveis', nós acreditamos que é possível produzir um debate em que a sustentabilidade seja algo contínuo, uma prática, e não uma ação pontual", explica o geógrafo e educador ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Idelvon Poubel, que também é um dos coordenadores do evento.

O coordenador lembra que, a partir desse raciocínio, foi possível idealizar o estande "Caminhos para a Sustentabilidade". O espaço é dividido em quatro ambientes distintos que possuem um centro em comum: o Planeta Terra. Os cantos fazem alusão a cidades, zonais rurais, comunidades extrativistas e  vilarejos.

"O centro em comum é justamente para estimular uma reflexão crítica nas pessoas, no sentido de fazê-las pensar que, independentemente do lugar onde vivem, elas fazem parte do mesmo planeta. Portanto, a discussão sobre sustentabilidade tem que ser tomada de maneira ampla", pontuou Idelvon.

O ator e músico Vitor Passarim, responsável por receber os visitantes no local que simula o vilarejo, conta ainda que, devido ao formato, o estande chamou muito a atenção no primeiro dia de feira. "As pessoas estão bem interessadas. A melhor parte do estande é, certamente, poder mostrar a elas que há formas de se pensar os espaços, sejam eles urbanos ou rurais, sem que precisemos degradar o meio ambiente. O objetivo não é mais a pura e simples conscientização. Nós estamos convocando as pessoas a ter hábitos sustentáveis, numa ação contínua".

Juliana Valorim levou o filho Diogo, de 2 anos, para conhecer o estande. "Ele pode ser muito novo para compreender alguns conceitos, mas quero acostumá-lo com essas ideias", contou a mãe.

Feira

A Feira do Verde segue até o próximo domingo (14) e tem como princípio a sustentabilidade nos contextos ambiental e urbanístico que interferem na qualidade e bem-estar dos cidadãos, através dos ecossistemas, saneamento, água, poluição, desmatamento, destino do lixo, preservação e impacto no meio ambiente.

Fonte:PMV