CIDADE

Feira livre de Jardim da Penha vai receber ação de combate ao trabalho infantil

Com o objetivo de sensibilizar munícipes e feirantes quanto à exploração de mão de obra de crianças e adolescentes.

Em 10/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com o objetivo de sensibilizar munícipes e feirantes quanto à exploração de mão de obra de crianças e adolescentes, a feira livre de Jardim da Penha vai receber, neste sábado (13), a partir das 8 horas, a Ação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

Além da distribuição de cartilhas e cartazes que fazem um alerta sobre a temática, serão oferecidas atividades socioeducativas para crianças e adolescentes que se encontram em situações de trabalho no local.

Os frequentadores da feira ainda irão conferir a apresentação da Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo, que levará a mensagem "Melhor do que trabalhar é tocar na banda da Polícia Militar", com cerca de 40 componentes.

O trabalho é uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Ministério Público do Trabalho e Fórum Estadual de Aprendizagem Proteção do Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil (Feapeti).

Oficinas

A Gerência de Proteção Social de Média Complexidade da Semas, educadores sociais, oficineiros, assistentes sociais e pedagogos oferecerão oficinas dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Serviços de Convivência do projeto Caminhando Juntos (Cajun) para as crianças e os adolescentes que estiverem em situação de trabalho infantil na feira livre.

A assistente social da Semas e referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Michelle Kennedy Torrente, destacou a importância da ação.

"A proposta é chamar a atenção da sociedade quanto à exploração do trabalho infantil e, de forma especial, na feira livre de Jardim da Penha, onde muitas crianças e adolescentes trabalham realizando fretes. O trabalho infantil retira a possibilidade de uma educação e formação adequadas, pois as atividades comprometem os estudos e o lazer, que são fundamentais para uma infância sadia", explicou Michelle.

Workshop

Já no dia 19, acontecerá o workshop "Boas práticas no Combate ao Trabalho Infantil", das 8 às 17 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória.

Fonte:PMV