TEMAS GERAIS

Férias: é preciso atenção com as crianças nas ruas.

Confira dicas do Detran|ES sobre os cuidados para garantir a segurança dos pequenos.

Em 09/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Durante as férias é preciso redobrar a atenção com as crianças no trânsito, já que muitas aproveitam o tempo livre para brincar nas ruas, andar de bicicleta ou mesmo dar um passeio de carro ou moto com os pais e responsáveis. Confira dicas do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) sobre os cuidados para garantir a segurança dos pequenos.
 
É comum ver crianças brincando nas ruas menos movimentadas dos bairros ou nas praças e, com isso, podem acabar correndo para a rua nas brincadeiras de pique ou atrás de uma bola que escapou e parar na frente dos carros. A gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Sibaldo Zambone Silverol, alerta que nas atividades na rua as crianças podem surpreender o motorista que pode não ter tempo de frear e acabar provocando um acidente. “Durante as brincadeiras, as crianças vão para a rua sem perceber o perigo. É importante orientá-las para os riscos de atravessar a rua sem os cuidados necessários mesmo naquelas vias com pouco fluxo de veículos. Sempre que possível, o melhor é que elas brinquem em lugares fechados”, diz.
 
Outra atividade que exige cuidado são os passeios de bicicleta, patins e skate. É importante que as crianças andem em locais seguros, apropriados, como parques, praças e em locais que não tenham trânsito de veículos. “Elas devem também usar todos os equipamentos de segurança, como capacete e joelheiras apropriados para a idade”, destaca a gerente.
 
Mesmo dentro dos condomínios, é importante orientá-las sobre os riscos quando as brincadeiras são próximas aos locais onde os carros passam, já que muitos acidentes podem acontecer na garagem e no acesso ao estacionamento. “Elas podem se sentir seguras na área do prédio e não prestar a atenção devida, o que é um risco muito grande”, alerta Sheila Sibaldo Zambone Silverol.
 
Exemplo
 
Além de orientar a criança sobre como se comportar nas ruas para garantir a própria segurança, os pais e responsáveis podem aproveitar os momentos junto com elas, seja ao atravessar as ruas, andar de bicicleta ou dentro do carro, para ensiná-las sobre sinais de trânsito e faixa de pedestre, por exemplo. “O mais importante para a criança é o exemplo. Pouco adiantará se os pais falarem para a criança esperar o sinal do pedestre ficar verde e atravessar sempre na faixa, se fizerem diferente quando estiverem andando na rua”, orienta a gerente.
 
Ao andar com crianças pequenas, o adulto deve sempre segurá-las firme pelo punho para que não corra o risco de elas escaparem da mão. Caso a família já permita que a criança ande sozinha, é importante reforçar os cuidados necessários ao atravessar a rua com segurança, como olhar para os dois lados, esperar o carro parar antes de iniciar a travessia, andar em linha reta e utilizar a faixa de pedestres sempre que disponível. 
 
Nos passeios de carro, é necessário utilizar o assento de segurança adequado para cada idade. “As crianças de até um ano de idade devem ser transportadas no bebê conforto; entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação”, informa o subgerente de Veículos do Detran|ES, Gibran Henrique Lima Bolzan.
 
O gerente do Detran|ES reforça, ainda, que uma regra não pode ser descumprida sob nenhuma hipótese: crianças menores de 10 anos devem andar sempre no banco de trás dos carros, salvo os casos de veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro ou quando a quantidade de crianças com esta idade exceder a lotação do banco traseiro, conforme estabelecido em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). E é importante utilizar o cinto de segurança e sempre desembarcá-las pelo lado da calçada.
 
O transporte em motocicletas requer ainda mais atenção. O CTB proíbe o transporte de crianças menores de sete anos ou que não tenham condições de cuidar de sua própria segurança. Essa é considerada uma infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 191,54 e suspensão do direito de dirigir, além de recolhimento do documento de habilitação. “Ainda que a criança tenha idade superior a sete anos, os pais ou responsáveis devem garantir que ela utilize capacete e roupa que minimize o risco de lesões. Além disso, é necessário que elas tenham altura apropriada para que seus pés fiquem apoiados na pedaleira e que consigam ter firmeza nos braços e mãos”, orienta o subgerente.
 
Detranzinho
 
O Detranzinho, em Vitória, recebe crianças de escolas durante todo o ano para atividades de educação de trânsito e também agenda visitas nas unidades escolares com atividades voltadas para crianças e adolescentes de todas as idades. 
 
Nas ações, os pequenos participam de palestras educativas sobre trânsito, em que contam suas experiências como pedestre, ciclista ou passageiro, e recebem orientações sobre como andar nas ruas de forma segura. Eles também brincam na Transitolândia, um grande jogo de tabuleiro onde os pequenos se vestem de pinos e vão avançando nas casas após responderem corretamente às questões sobre as regras de trânsito. Além de um teatro de fantoches com personagens que contam histórias que acontecem no trânsito.
 
As escolas e instituições que se interessarem em receber a equipe de educação no trânsito ou conhecer o Detranzinho podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597 ou protocolar um ofício na Diretoria Técnica do Detran|ES solicitando a ida ao local ou a visita da equipe do órgão à escola.
 
Fonte:Secom ES