VIAGENS & TURISMO

Festa da Penha na agenda de eventos do Ministério do Turismo

A 454ª Festa da Penha já consta na agenda de eventos do Ministério do Turismo (MTur).

Em 06/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

A 454ª Festa da Penha é uma das maiores e mais antigas festas marianas do Brasil e é considerada um marco religioso e cultural da cidade de Vila Velha e do Espírito Santo, foi declarada Patrimônio Cultural do Estado.


Siga o CORREIOCAPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

A 454ª Festa da Penha já consta na agenda de eventos do Ministério do Turismo (MTur). A página traz informações sobre a celebração da padroeira do Espírito Santo e, ainda, classificações turísticas sobre a maior manifestação religiosa do Estado. O festejo de Nossa Senhora das Alegrias também está no calendário de eventos da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).

>> Vila Velha conquista prêmio "Destino Turístico Inteligente"

Na página da agenda do MTur, após buscar pelo Estado e município, há um selo onde, após clicá-lo, o internauta tem acesso a informações sobre a terceira maior festa mariana do Brasil. As informações adicionais são em tópicos, informando além da localização, a categoria do evento, e o tipo, como festa religiosa, com fluxo turístico nacional. Para acessar, clique aqui.

O festejo de Nossa Senhora das Alegrias também está no calendário de eventos da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR). Para acessar, clique aqui.

Informações do Ministério

A 454ª Festa da Penha é uma das maiores e mais antigas festas marianas do Brasil e é considerada um marco religioso e cultural da cidade de Vila Velha e do Estado, foi declarada Patrimônio Cultural do Estado.

O Convento da Penha, construído a 154 metros de altitude é o cenário desse importante evento religioso. Fundado por Frei Pedro Palácios, que aqui chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias, deu início a devoção à Nossa Senhora da Penha, hoje padroeira do estado. Foi tombado em 1943 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O ponto alto da Festa são: a Romaria dos Homens, que parte de Vitória para Vila Velha (14 Km); a Romaria das Mulheres, marcada pela alegria e cores em homenagem a Nossa Senhora da Penha, conhecida como a Mãe das Alegrias; e a tradicional Missa de Encerramento, marcando o fim das festividades.

A Festa inicia no domingo de Páscoa até o dia oficial da festa, que nesse ano será celebrado no dia 8 de abril. Organizadora: Arquidiocese de Vitória, Província Franciscana da Imaculada Conceição e Associação dos Amigos do Convento da Penha, Ecos Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Leia também:

Prefeitos de Venda Nova e Gramado falam sobre o turismo> 
> Vila Velha conquista prêmio "Destino Turístico Inteligente"
Aeroporto de Vitória é o melhor entre os de médio porte do País
"Conheça o Brasil Voando" quer incentivar turismo nacional
Espírito Santo participa da maior feira do setor turístico do País
Maior evento de turismo de natureza do Brasil será em MG
Número de turistas internacionais no Brasil dobra em 2023
Prefeitura repaginou o portal oficial do Turismo de Vila Velha
Atividade turística cresceu 3,1% no Espírito Santo em 2023
Vitória lidera lista de destinos mais procurados no país em julho
Vila Velha é o 2º destino mais buscado do país por viajantes

TAGS:
VILA VELHA | FESTA DA PENHA | TURISMO | MINISTÉRIO | AGENDA | CALENDÁRIO