Em 18/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Recomeça na próxima quarta-feira (24) as comemorações da Festa de São Benedito, uma das mais importantes e tradicionais do município.
A programação da Festa, que foi aberta com a Cortada do Mastro, no último dia 14, seguirá até o próximo sábado (27) com diversas atividades religiosas e culturais, incluindo dois shows e diversas atrações locais e regionais.
No dia 24, às 5 horas, acontece a Alvorada de Natal com as bandas Konschaça e Estrela dos Artistas. No fim do dia, às 20 horas, ocorre a missa de Natal.
Na dia seguinte, a programação começa às 10 horas com missa de Natal na Igreja Matriz, em Serra-Sede. Às 18 horas, outra missa e procissão de Natal e de São Benedito saída e retorno acontecendo na Igreja Matriz. Logo depois da procissão, ocorre a Puxada do Navio com bandas de congo e a banda Estrela dos Artistas. A programação se encerra com dois shows.
Na manhã da sexta-feira (26), três eventos estão previstos: Missa de Natal na Igreja Matriz, às 10 horas; solenidade na Câmara Municipal, às 11 horas; e exposição da imagem de São Benedito com apresentação de congo folclórico São Benedito, às 12 horas, na Igreja Matriz.
Puxada e Fincada do Mastro
A partir das 18 horas, acontece a Puxada do Mastro, que percorre diversas ruas do Centro da Serra. A Fincada do Mastro com show pirotécnico tem início às 21h30, na frente da Igreja Matriz. Após a programação cultural, acontecerão dois shows.
No sábado (27), último dia de evento, haverá cortejo cultural pela Avenida Getúlio Vargas, em Serra-Sede, a partir das 15 horas, e desfile das bandas de congo às 18 horas. A partir das 20 horas, estão previstos a realização de três shows.
Festividades
A Festa de São Benedito está presente no calendário serrano desde 1836, e segundo a tradição, teve origem no socorro providencial dado por São Benedito a um navio escravo que naufragou navegando pela costa do Espírito Santo.
Ao se depararem com a morte, os tripulantes invocaram a proteção de São Benedito e de Deus, e graças às preces, conseguiram se salvar e foram levados até a praia, abraçados ao mastro que se desprendeu do navio.
Fonte:PMS