RELIGIÃO
Festa de São Pedro com procissão marítima em Guarapari
Evento promovido pela Prefeitura de Guarapari marcou a retomada das celebrações ao padroeiro.
Em 30/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
O secretário de Cultura de Guarapari, Peterson Castro, disse que foi uma celebração à altura da importância de São Pedro para nossa cidade.
A tradicional Festa de São Pedro voltou a movimentar Guarapari com uma programação que uniu fé, arte e cultura em momentos de grande emoção e beleza. O evento, promovido pela Prefeitura de Guarapari por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reuniu centenas de pessoas em celebração ao padroeiro da cidade.
O grande destaque foi o espetáculo “Pedro Apóstolo”, escrito e dirigido por J. Kavalcanti, que levou ao palco — e ao mar — uma encenação emocionante da vida do santo. Com duas apresentações marcadas por interpretação intensa, produção impecável e direção sensível, a peça encantou o público e reafirmou o potencial artístico e cultural do município.
O espetáculo contou com apoio e a atuação de mais de 60 atores voluntários que ensaiaram nos últimos dois meses para apresentação. As canções que embalaram as cenas, foram compostas pelo músico e cantor, Inarley Carletti, exclusivamente para o espetáculo, que, segundo a organização, reuniu mais de 5 mil expectadores nos dois dias de encenação. Além do teatro, a Festa de São Pedro contou com programação religiosa e apresentação de shows.
O secretário de Cultura de Guarapari, Peterson Castro, disse que foi uma celebração à altura da importância de São Pedro para nossa cidade.
“Foi uma celebração à altura da importância de São Pedro para nossa cidade. A peça trouxe espiritualidade, história e arte de maneira tocante. Estamos felizes em ver a população abraçando novamente esse momento que é tão nosso.”
A tradicional procissão marítima, que fechou as celebrações a São Pedro neste domingo, também emocionou moradores e turistas, com dezenas de embarcações enfeitadas cruzando as águas em homenagem ao padroeiro. A imagem de São Pedro foi conduzida em clima de devoção, fortalecendo os laços da comunidade com suas raízes religiosas e culturais.
Para o prefeito Rodrigo Borges, a festa representa um marco na valorização das tradições do município.
“A Festa de São Pedro é parte da nossa história e da identidade de Guarapari. Ver a cidade reunida, celebrando com tanto amor e respeito essa tradição, mostra que estamos no caminho certo: cuidando das nossas raízes e investindo na cultura como instrumento de união e desenvolvimento.”
A retomada da Festa de São Pedro representa mais que um evento no calendário e marca um novo tempo para Guarapari, de valorização das expressões artísticas locais, da fé e da identidade cultural. O espetáculo “Pedro Apóstolo” já é considerado um marco, com potencial para se tornar referência anual.
Leia também:
> Festa de São Pedro retoma shows na Prainha, em Guarapari
> Festa de São Paulo de Viana promete domingo animado
> Missas, procissão, quadrilha, shows agitam Festa de São Pedro
> Corpus Christi 2025: fé e tradição nas ruas de Barcelona
> Aline Brasil será atração na Festa de Corpus Christi em Barcelona
> Missas, shows e quadrilha para celebrar São José de Anchieta
> Aracruz anuncia show de Eli Soares no Dia do Evangélico
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













