RELIGIÃO
Festa secular em louvor a São Benedito no Centro de Vitória
A imagem de São Benedito sairá em andor decorado com flores em direção à Catedral de Vitória.
Em 26/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória
Mantendo a rica tradição de ser a festa mais antiga de São Benedito no Espírito Santo e uma das mais antigas do Brasil, a irmandade realizará a tradicional missa e procissão em honra a São Benedito do Rosário.
A Irmandade de São Benedito do Rosário, com sede na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, escadaria do Rosário, nº 35, Centro de Vitória, convida os capixabas para participarem dos festejos de São Benedito, a serem realizados amanhã, dia 27 de dezembro, sábado.
Mantendo a rica tradição de ser a festa mais antiga de São Benedito no Espírito Santo e uma das mais antigas do Brasil, a irmandade realizará a tradicional missa e procissão em honra ao Santo.
A imagem de São Benedito, em carro aberto, sairá em andor todo decorado com flores, em direção à Catedral Metropolitana de Vitória, acompanhada da Orquestra Philarmônica Rosariense e de centenas de fiéis, às 17 horas. A chegada será às 18 horas, onde haverá Celebração Eucarística presidida por Pr. Renato Criste, pároco da Catedral.
Em seguida, a imagem de São Benedito retornará, em carro aberto, para a igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Confira a programação:
• 10h - Celebração Eucarística presidida por Dom Ângelo Mezari, arcebispo da Arquidiocese de Vitória e concelebrada por Pe. José Pedro Luchi, na Igreja do Rosário.
• 17 horas - Procissão saindo da Igreja do Rosário.
• 18h - Missa na Catedral Metropolitana de Vitória, presidida por Pr. Renato Criste, pároco da Catedral.
Essas celebrações reforçam a importância de São Benedito para a comunidade e para as manifestações culturais e religiosas do Espírito Santo. A celebração é uma oportunidade de refletir sobre o legado de São Benedito como símbolo de fé, esperança e resistência.
Sua trajetória, desde a humildade até sua canonização em 1807, continua a inspirar milhões de fiéis em todo o Brasil, especialmente entre as comunidades afro-brasileiras. Comemorar São Benedito é mais do que recordar sua vida: é também reforçar sua mensagem atemporal de caridade, união e dignidade humana, valores que continuam a guiar as festas e devoções ao redor do Brasil.
A festa de São Benedito
A festa litúrgica de São Benedito é tradicionalmente celebrada em 4 de abril, data que marca sua morte, mas no Brasil, desde 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) determinou que a celebração aconteça em 5 de outubro, permitindo maior participação dos fiéis, uma vez que evita coincidências com o período quaresmal.
No entanto, no Espírito Santo, a devoção a São Benedito tem uma característica única: suas festas acontecem durante a oitava de Natal, entre os dias 25 e 31 de dezembro, período marcado por celebrações populares com procissões, missas e manifestações culturais, como o congo capixaba. Nas representações mais tradicionais, São Benedito é retratado com o Menino Jesus em seus braços, simbolizando sua vida de acolhimento e cuidado. (Por Rosane Freitas/AsImp/Mile4)
Leia também:
> Festa de São Benedito começará no domingo (14), na Serra
> Festival “Jesus Vive” movimenta a Praia Central de Anchieta
> Guarapari será palco do Jesus Vida Verão no próximo sábado
> 223ª edição do Círio de Nazaré reuniu 2,5 milhões de romeiros
> Dia do Católico: Aracruz traz o show do grupo “Colo de Deus”
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












