LAZER

Festival da Torta Capixaba valoriza tradição e beleza na Ilha das Caieiras

A boa comida, saborosa e peculiar adquire características particulares durante as celebrações...

Em 17/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A boa comida, saborosa e peculiar adquire características particulares durante as celebrações nas mais diversos manifestações, especialmente durante as comemorações coletivas, representativas e de conotações religiosas.

É o que vai acontecer no 11º Festival da Torta Capixaba, que será realizado na Ilha das Caieiras de 2 a 5 de abril, sempre a partir das 11 horas. O evento coincide com o feriado da Semana Santa.

Além do tradicional prato da especial culinária capixaba, também serão oferecidos vários cardápios produzidos a partir de frutos do mar, como moqueca capixaba, mariscada, casquinha de siri, bolinhos diversos e petiscos, entre outras delícias que representam o Espírito Santo.

O evento contará com a participação de 30 barraqueiros que oferecerão as delícias aos visitantes em barracas padronizadas com a orientação dos técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre).

Tradição

Prato tradicional da culinária local, a torta capixaba é revestida de religiosidade. Mistura frutos do mar, bacalhau, cebola e palmito, ingredientes que compõem uma das riquezas da culinária de Vitória. Pode ser servido na original panela de barro, que valoriza o peculiar tempero capixaba.

Uma barraca oferecerá artesanatos típicos da região. A Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) ofereceu a palestra "Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes". O objetivo é buscar excelência no atendimento. No dia 23 de março acontecerá a palestra "Boas Práticas na manipulação de Alimentos". Informações pelo telefone 3235-2910 ou 3235-2417. Os cursos são em parceria com Sebrae-ES

Haverá ainda um programa de treinamento para monitores dos Centros de Informações Turísticas, que farão uma imersão histórica e cultural no bairro. Os participantes terão a oportunidade de conhecer detalhes da geografia e história da Ilha das Caieiras, assim como o Museu Histórico Manoel dos Passos Lyrio, o Museu do Pescador, que conta com importante acervo.

Patrimônio

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, para que algum elemento de uma cultura seja considerado patrimônio, este deve ser valorizado.

Os agentes interessados devem buscar identidade e adesões com propósito definido. Ele reforçou que o lugar apresenta experiências, crenças, costumes, produções artísticos e intelectuais que merecem ter os valores reconhecidos.

"É o resgate de um espaço, de suas representações. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência aos moradores e turistas e servirá para atrair importante demanda, destacou Krohling, ao comemorar que a proximidade do festival com um feriado nacional será um estímulo a mais a visita de turistas.

Fonte:PMV