CULTURA

Festival de Choro & Jazz vai movimentar Afonso Cláudio/ES.

O festival acontece do dia 21 a 23 de abril, na Praça Aderbal Galvão, no Centro.

Em 17/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Durante o feriado prolongado de Tiradentes, o município de Afonso Claudio vai se transformar na capital capixaba da boa música. A cidade se prepara para receber o primeiro Festival de Choro & Jazz, que vai acontecer de 21 a 23 de abril, na Praça Aderbal Galvão, no Centro. No evento, haverá apresentações na praça e no palco principal, em diferentes horários.

Serão oito atrações para todos os gostos: desde o choro tradicional do grupo Carne de Gato, as experimentações do Duozil e Léo de Paula, e até um Lançamento do CD, “Violino Brasileiro”, do violinista Hariton Nathanailidis. A organização do evento garante uma novidade: todos os dias haverá uma apresentação de roda de choro aberta a outros músicos que estiverem presentes no festival. Outro destaque para quem for conferir os três dias de música é o Circuito Gastronômico, onde os hotéis da cidade oferecem opções de pratos baseados na culinária típica da cidade.

Uma dos nomes consagrados é o do guitarrista capixaba Gean Pierre, que deve apresentar no dia 22, músicas que estarão em seu segundo CD, com previsão de lançamento para o final deste ano. “Minha expectativa é grande. Vou apresentar algumas músicas que estarão no meu próximo CD, além de mostrar muito do repertório do meu disco “imagem”, que lancei em 2013 e que toquei no festival de jazz em Rio das Ostras 2013. Inclusive, acho que em Afonso Claudio vai rolar um revival de Rio das Ostras!”, enfatizou Gean Pierre.

O evento conta com o patrocínio da Funcultura, contemplado pelo edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além do apoio da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio, da Loja Maçônica José Cupertino e Associação Turística de Afonso Cláudio.

Curiosidades

O município de Afonso Cláudio, localizado há 147 km da capital, foi escolhido por se tratar de uma região que tem tradição de festas abertas ao público, além de ter uma história particular com o jazz – há registros de bandas de jazz locais na década de 1930. Outra coincidência é que o Dia Nacional do Choro é comemorado no dia 23 de abril (data de nascimento de Pixinguinha), dia que será encerrado o evento.

Programação

Festival de Choro e Jazz de Afonso Cláudio

Quinta – 21 de abril

Palco Principal

20 h – Abertura do Festival

20h30 – Lançamento do CD “Violino Brasileiro” com o violinista Hariton Nathanailidis

22h – Duozil e Léo de Paula

Praça

Roda de Choro (aberta à participação de todos)

Sexta - 22 de abril

Palco Principal

20h – Flauta Brasil

21h30 – MB Trio

23h – Gean Pierre

Praça

Roda de Choro (aberta à participação de todos)

Sábado – 23 de abril

Palco Principal

20h – Trio Aruanda

21h30 – Carne de Gato -

23h – Ailton Paulo (Maestro Colibri)

Dia Nacional do Choro

Praça

Roda de Choro (aberta à participação de todos)

Fonte: SECOM-ES