NEGÓCIOS
Fidelizar clientes pode impactar na lucratividade do negócio
Saiba quais são as estratégias para fortalecer o relacionamento e conseguir força no mercado.
Em 15/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Dia do Cliente é celebrado anualmente em 15 de setembro no Brasil, e foi criado pelo empresário João Carlos Rego, no Rio Grande do Sul, com objetivo de homenagear e estreitar o relacionamento com a clientela. Essa é a oportunidade para que negócios possam se comunicar com diferentes públicos, diferentemente do que acontece em datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros), que geralmente acabam segmentando o público e impactando na estratégia de fidelizar o consumidor.
Segundo um relatório da All In, no ano passado, foram movimentados R$ 6 bilhões durante as promoções do Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro.
A saúde de qualquer negócio é avaliada de acordo com a base de clientes, afinal, sem público, não existe empresa. O fortalecimento do e-commerce durante a pandemia aumentou o território de conquista dos empreendedores e, segundo um relatório da All In, no ano passado, foram movimentados R$ 6 bilhões durante as promoções do Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro. Essa expansão do mercado causou uma saturação e, consequentemente, impôs um desafio para as pequenas, médias e grandes empresas que, para manter o crescimento do negócio, tiveram que investir em estratégias para atrair cada vez mais consumidores.
De acordo com o coordenador do curso de Administração da Anhanguera, professor Vanderson Eliziario, é uma tendência que empresas invistam milhões para conquistar clientes, enquanto os antigos ficam na gaveta. “Nutrir o relacionamento com clientes existentes é tão importante quanto conseguir novos, um público fiel é valioso para qualquer marca. Criar uma comunidade engajada com o negócio é um símbolo de sucesso no mercado e empresas que não estão focadas no cliente estão mais propensas a perder do que ganhar”, avalia o docente.
O acadêmico explica que, no decorrer do ano, as grandes marcas acompanham um calendário de liquidações, que são datas fixas destinadas à redução de preços de produtos e serviços, além de oferecer promoções especiais e descontos, em conjunto com sorteios, campanhas e até entrega de brindes, como uma forma de agradecer a fidelidade de seus clientes. Uma pesquisa da Zendesk, de 2021, revela que a experiência de compra determina o quanto um cliente está disposto a consumir. De acordo com o estudo, 75% dos clientes estão propensos a gastar mais dinheiro.
Clientes fiéis tendem a comprar na mesma loja repetidas vezes, mesmo que a opção não seja a mais barata naquele momento. Um levantamento da Salesforce Research (2020), afirma que 89% dos consumidores voltam a comprar em um mesmo estabelecimento após uma boa experiência de atendimento e alguns pontos destacados são a comunicação, confiança, produtos de qualidade e bom atendimento. A seguir, algumas estratégias que ajudarão a fidelizar seu público.
A experiência do cliente deve ser uma prioridade
Você sabe quais são os pontos de contato do público com a sua empresa? Presencial ou virtual, para garantir uma experiência única ao cliente, é preciso que o negócio esteja focado nesse comprador e não nas próprias necessidades. Um time de funcionários engajados e cientes sobre o propósito da marca é capaz de tornar o atendimento mais humanizado e agradável. Por isso, priorize treinamentos e capacitações de equipe, políticas de troca, atendimento ao cliente, entre outras formas que faça o consumidor se sentir satisfeito ao fechar negócio.
Programa de fidelização e tratamento VIP
Consumidores satisfeitos devem se sentir especiais, por isso investir em programas e clubes de fidelidade pode elevar a percepção do público sobre o seu negócio. Lembrando que é importante disponibilizar produtos e serviços que continuem atendendo as necessidades dos compradores.
Quanto maior a exclusividade da oferta, maior será o afeto entre marca e consumidor. Portanto, uma maneira de recompensar sua comunidade é oferecer cupons e descontos exclusivos, planos personalizados, envolver o cliente na criação de um lançamento, entre outras possibilidades.
Para ser lembrado é necessário investir no pós-venda
Estar próximo do cliente no pós-venda é uma forma de tornar sua marca memorável, principalmente, se o desejo é que o comprador retorne até a loja física ou online. Busque manter uma comunicação frequente através de e-mails ou aplicativos de mensagens, encaminhando novidades, promoções e pesquisas de satisfação para descobrir pontos que devem ser melhorados. Encantar o consumidor faz a sua marca ocupar um espaço na mente dele, capaz de reduzir a margem para a concorrência. (Por Rafaela Marcos/AsImp)
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