ESPORTE INTERNACIONAL
Fifa investiga conduta de jogadores suíços por gestos políticos
Atletas podem pegar até dois jogos de gancho.
Em 24/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Após a repercussão das comemorações de Xhaka e Shaqiri nos gols suíços na partida diante da Sérvia, a Fifa se posicionou sobre o caso e resolveu abrir procedimentos disciplinares contra os atletas. Além disso, a federação também abriu processos disciplinares contra a federação sérvia (por atos da torcida) e o treinador da seleção Mladen Krstajic.
Com a investigação aberta, os jogadores podem pegar uma suspensão de dois jogos, de acordo com o artigo 54 do Código Disciplinar. Caso punidos, Xhaka e Shaqiri ficariam de fora da partida decisiva contra a Costa Rica, além de uma possível oitavas de final.
Agora, atletas e federação terão o direito de defesa para se pronunciar sobre o caso. Normalmente, esse procedimento leva 48 horas até uma decisão ser publicada.
Confira abaixo a nota da Fifa:
- O Comitê Disciplinar da FIFA abriu procedimentos disciplinares contra os jogadores suíços Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri pela celebração do gol durante a partida Suíça x Sérvia. Em relação ao mesmo jogo, foram instaurados processos disciplinares contra a federação de futebol da Sérvia por perturbação da multidão e exibição de mensagens políticas e ofensivas por parte dos torcedores sérvios. Além disso, uma investigação preliminar foi aberta contra o técnico da seleção sérvia Mladen Krstajic por supostas declarações feitas após o jogo.
Entenda:
Tanto Shaqiri quanto Xhaka fizeram o símbolo da bandeira da Albânia, uma águia negra de duas cabeças, depois de marcarem na vitória sobre a Sérvia. Isso porque a maioria do povo kosovar é de origem albanesa. Xhaka nasceu na Basileia e é filho de pais kosovares, enquanto Shaqiri é mesmo do Kosovo, assim como o volante Behrami, e se naturalizou suíço para jogar pela seleção.
A região de Kosovo fica dentro do território da Sérvia e declarou independência de forma unilateral em 17 de fevereiro de 2008. Os sérvios não reconheceram esse ato e ainda consideram Kosovo como parte do país.
Fifa pune Polônia e abre investigação contra Argentina e Croácia
Além da decisão contra jogadores suíços e federação de futebol da Sérvia, a Fifa também se pronunciou sobre outros dois casos polêmicos da Copa do Mundo. Um envolvendo a torcida polonesa no jogo contra Senegal, na primeira rodada, e outro sobre a confusão na arquibancada do jogo da Argentina, na derrota para a Croácia.
Veja abaixo a posição da Fifa:
O Comitê Disciplinar da FIFA sancionou a Federação Polonesa de Futebol com uma multa de 10 mil francos suíços e um alerta pela exibição de uma bandeira política e ofensiva dos torcedores poloneses durante a partida disputada entre Polônia e Senegal.
O Comitê Disciplinar da FIFA abriu procedimentos disciplinares contra a Federação Argentina de Futebol e a Federação Croata de Futebol por vários incidentes de distúrbios envolvendo seus respectivos torcedores durante a partida entre Argentina e Croácia.
(Foto: InfoEsporte)​