ECONOMIA NACIONAL
Financiamento de veículos cresce 15,4% no mês de maio
As vendas financiadas de veículos novos e usados aumentaram 15,4% em maio deste ano
Em 17/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 2,8 milhões de unidades. O número representa alta de 24,4% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 559 mil unidades a mais.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
As vendas financiadas de veículos novos e usados aumentaram 15,4% em maio deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram vendidas 577 mil unidades incluindo autos leves, motos e veículos pesados em todo o país. Já na comparação com o mês de abril deste ano, houve queda de 5,6%, de acordo com dados da B3.
>> Mercado financeiro espera por manutenção da taxa de juros
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 2,8 milhões de unidades. O número representa alta de 24,4% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 559 mil unidades a mais. Além disso, essa é a melhor marca para os cinco primeiros meses do ano desde 2011.
Segundo o balanço, no segmento de autos leves, houve alta de 14,4% ante maio de 2023 e queda de 6% comparado a abril. Já o financiamento de veículos pesados cresceu 12,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mas caiu 5,1% em relação a abril. O número de financiamentos de motos no mês foi 18,1% maior do que em maio de 2023 e 1% menor do que em abril.
“Os resultados de maio seguem a tendência de crescimento neste ano em relação a 2023. A queda na comparação com o mês anterior está relacionada principalmente à tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, com impacto direto no varejo local e na operação do Detran desse estado”, explicou o gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro.
De acordo com ele, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o Detran do estado deixou de operar entre os dias 7 e 25 de maio e por isso os apontamentos de gravame deixaram de ocorrer nesse período, ocasionando um represamento das operações.
Com as atividades restabelecidas no dia 26, parte das operações represadas acabou sendo efetivada nos últimos dias de maio e outra parte, nos primeiros dias de junho. Segundo a B3, os financiamentos de veículos no Rio Grande do Sul representavam 5,8% do total do Brasil até abril deste ano. Em maio, essa percentual caiu para 2,6%. (Agência Brasil)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Mercado financeiro espera por manutenção da taxa de juros
> Empresas apostam na bioeconomia para desenvolvimento
> PEC promove "privatização" do BC e pode ter custo fiscal
> Enchentes no RS causaram prejuízos de R$ 3,32 bi ao varejo
> Embratur e Google firmam parceria para digitalizar turismo
> Conab: Brasil colherá 297,5 milhões de toneladas de grãos
> Planos de saúde tem lucro de R$ 3,3 bilhões no 1º trimestre
> Setor de serviços cresce 0,5% de março para abril, revela IBGE
> Taxação de importação e Projeto Mover vão à sanção
TAGS: FINANCIAMENTO | VEÍCULOS | CRESCE | MAIO | VENDAS