ESPORTE INTERNACIONAL
Finlandês ergue 175kg no arremesso, desmaia e cai do palco do Riocentro.
Mesmo extenuado, Milko Olavi Tokola havia confirmado a marca em sua 3ª tentativa segundos antes.
Em 12/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O atleta finlandês Milko Olavi Tokola deu um susto na prova do arremesso do levantamento de peso, categoria até 85kg masculina. Depois de levantar 175kg em sua terceira tentativa, o pesista acabou desmaiando devido ao grande esforço, precisando ser segurado por membros da sua comissão técnica para não bater com a cabeça no chão ao despencar do palco de competições.
Segundos antes, Tokola havia comemorado efusivamente a obtenção da marca, mesmo estando longe das primeiras colocações do grupo B da categoria, disputado pelos atletas que estão mais atrás no ranking da Federação Internacional (IWF - sigla em inglês).
Apesar do acidente, Milko Olavi Tokola deixou a área de competição caminhando, não precisando ser removido de maca. O finlandês já encerrou a sua participação na categoria, tendo marcado 145kg no arranco e os 175kg de arremesso do momento do acidente, o que lhe dá um total de 120kg.
O brasileiro Welisson Rosa também já encerrou a sua participação na sessão. Com os mesmos 145kg de arranco de Tokola, ele fez 180kg de arremesso na sequência, mas falhou em suas duas tentativas para 190kg, fechando com um total de 325kg. O mineiro de Viçosa ocupa a oitava colocação geral no momento.
O levantamento de peso olímpico é composto de duas provas. No arranco, o atleta tenta levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento só, sem apoiá-la em qualquer parte do corpo. Já no arremesso o pesista tem de erguer a barra até a altura dos ombros, por cima do peito e, após a parada, completar o movimento utilizando a força dos braços e das pernas para erguer a barra acima da cabeça, devendo aguardar o sinal dos árbitros para soltá-la. Ganha quem fizer o maior total na soma das duas provas.
Globo Esporte