MOTOR

Fique de olho na sujeira do ar-condicionado do seu carro.

Os primeiros sinais de que o filtro está muito sujo são o cheiro de mofo e a dificuldade de ventilação.

Em 24/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em dias ensolarados e de intenso calor, o ar-condicionado veicular acaba se transformando em um dos acessórios mais valorizados pelos motoristas. Mas, o uso constante do aparelho sem a devida higienização pode afetar o bolso e a saúde de quem utiliza o veículo.

Segundo Adelson Balbe, gerente da Antônio Autopeças, o filtro do ar-condicionado, chamado de filtro antipólen, retém impurezas vindas do ar externo e também pode acumular fungos e ácaros, entre outros micro-organismos, o que pode favorecer doenças respiratórias.

Os primeiros sinais de que o filtro está muito sujo são o cheiro de mofo e a dificuldade de ventilação, quando é necessário colocar o ar em velocidades maiores, afirma Adelson Balbe.

Em geral, para garantir o bom funcionamento do aparelho e evitar problemas respiratórios, é recomendável fazer a limpeza do ar-condicionado anualmente ou a cada 10 mil km rodados.

"Se o veículo circula com frequência em estradas de chão ou fica exposto à fumaça, deve-se avaliar se a periodicidade da manutenção precisa ser antecipada. Uma recomendação para evitar o acúmulo de impurezas no sistema de ar-condicionado, nessas situações, é fechar a ventilação externa – recirculação", explicou o gerente de serviços da CVC Rogério Lopes Monteiro.

De acordo com Rogério Monteiro, é importante lembrar que não só o filtro do ar-condicionado deve ser higienizado, mas também os ductos internos, pois é lá que micro-organismos e resquícios de água ficam alojados. O acúmulo de impurezas prejudica a passagem do ar, o que exige uma manutenção mais completa.

Esse serviço é recomendado, normalmente, quando o veículo alcança de 10 mil km rodados ou um ano, o que varia de acordo com o fabricante. Nessa hora, é preciso retirar o painel para trocar o filtro secador, remover as mangueiras, limpar o evaporador e as válvulas de enchimento, revisar o compressor e trocar óleo e gás do ar-condicionado.

Dicas

Alguns hábitos simples também contribuem para o bom funcionamento do equipamento. Evite ligar o veículo com o ar-condicionado ligado, já que isso pode danificá-lo.

Deixar o ar-condicionado do carro sempre direcionado para cima, evitando um contato direto com impurezas presentes no ar.

Se o aparelho não for usado regularmente, ele deve ser ligado pelo menos 10 minutos, uma vez por semana, para que haja circulação do gás e lubrificação do sistema.

Caso a parte interna do veículo esteja excessivamente quente após período prolongado sob luz solar direta, deve-se abrir os vidros por alguns minutos, a fim de que o ar quente saia rapidamente.