ESPORTE NACIONAL

Flamengo vence os Tritões na estreia do Brasileiro de futebol americano.

O time Rubro-Negro fez uma grande partida e estreou com uma vitória.

Em 11/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

No último encontro, em 2015, ainda pelo extinto Torneio Touchdown, o running back Alex Allen roubou a cena e garantiu o triunfo do Vila Velha Tritões sobre o Flamengo. Neste domingo, novamente no Espírito Santo, o time Rubro-Negro não só parou o gringo com também fez uma grande partida e estreou com uma vitória, de 49 a 28, na estreia do Campeonato Brasileiro de futebol americano.

Com o resultado positivo, o Fla (1-0) se junta ao Vasco Patriotas e ao Botafogo Reptiles, na liderança do Grupo B, da Conferência Leste. O Tritões (0-1), que integra a Chave A, fica com uma derrota juntamente com o Cabritos F.A. e com o Minas Locomotiva.

A primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol americano prossegue no próximo final de semana. Porém, tanto o Vila Velha Tritões quanto o Flamengo F.A. voltam a campo apenas no dia 30 de julho. Em Santos, no litoral Paulista, os capixabas encaram o Tsunami e, no Rio, o Flamengo pega o Botafogo Challengers.

O jogo

O Flamengo começou arrasador no primeiro período. Além de parar as investidas do americano Alex Allen, que retornava aos Tritões, o Rubro-Negro logo abriu 14 a 00, com dois touchdowns. Comandado pelo quarterback KC Frost, o Fla avançava com extrema facilidade e não demorou para chegar aos 28 a 00. 

A partir daí o Vila Velha Tritões acordou e entrou no jogo, com touchdowns marcados por Danilo Sá e Alex Allen. Na volta do intervalo a partida ficou catimbada e com excesso de reclamações das marcações da arbitragem. Na vontade, o Tritões encostou ao anotar um touchdown com João Vitor.

Mas, no melhor momento do time capixaba, o Fla deu um "banho de água fria", com a interceptação e a corrida para o touchdown de Palmito. O Tritões chegou a diminuir a desvantagem para 28 a 35, mas aí apareceu Yolandus Pratt para decidir o jogo. O gringo, que já havia jogado no Cabritos, em 2014, marcou dois touchdowns e garantiu o triunfo do Flamengo.

Brasileirão de FA

Inspirado no modelo da NFL (liga de futebol americano dos Estados Unidos), o campeonato será dividido em primeira fase e playoffs. Na etapa inicial, serão quatro conferências (Nordeste, Leste, Oeste e Sul), com dois grupos em cada. As equipes jogam entre si dentro de cada conferência. O primeiro colocado de cada grupo garante vaga nos playoffs, assim como os dois mais bem colocados na classificação geral da conferência.

Assim, 16 times avançam aos playoffs. O último colocado de cada conferência será rebaixado para a Liga Nacional, segunda divisão da competição. O Brasil Bowl, a final da Superliga Nacional, será realizado no dia 17 de dezembro, com mando de campo para o finalista com melhor campanha durante a competição.

Fonte: GE