NEGÓCIOS
Flores e queijos são alternativas para driblar baixa produção de café
Helen foi ao Sindicato Rural do município e descobriu as diversas capacitações.
Em 12/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Diante da baixa produtividade do café, provocada pela seca, a produtora Helen Barboza, da comunidade de Murubia, em Muqui, fez da dificuldade uma oportunidade de aprendizado e de lucro. Em 2014, à procura de uma capacitação voltada para floricultura, produção da cultura alternativa adotada para ajudar na cafeicultura, Helen foi ao Sindicato Rural do município e descobriu as diversas capacitações oferecidas pelo SENAR-ES.
Após a primeira capacitação em floricultura a produtora não parou mais e teve a oportunidade de participar de outras, entre elas ‘Gestão Moderna de Propriedade Rural’, em que a produtora sentiu-se transformada. “Fui buscar ajuda e conhecimento sobre o plantio de flores, e em seguida fiz o treinamento de gestão. Desde então acompanho os cursos do SENAR-ES, e participo sempre que posso, pois é uma motivação, renovação e uma forma de aprimorar a propriedade”.
O turismo rural
Com o treinamento, Helen percebeu que a propriedade é voltada para o turismo rural, o que a impulsionou a produzir em seu Sítio Flor e Café variedades de queijos saborizados, além das flores. “Antes tínhamos o sítio apenas como um hobbie, e hoje eu o vejo como uma empresa, que precisa ter uma organização e lucro”, conta orgulhosa.
Atualmente, a produtora trabalha com café, flores, queijos, goiaba e iniciou uma plantação de pimentas para produzir geleias e compotas. Os produtos são comercializados na Feira Cidade Menina, no centro de Muqui, aos sábados, que oferece produtos de agroindústrias e artesanato de produtores rurais.
As missões técnicas
Além das capacitações, Helen também acompanha as missões técnicas e viagens que o SENAR-ES proporciona aos agricultores do Estado. Ela foi à 23ª Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), em junho, em Holambra (SP). “A experiência de visitar a feira e também as propriedades foi maravilhosa. Conheci a rotina de alguns produtores de rosas, palmeiras e cactos. Além de fornecedores de mudas e estufas na Hortitec”, diz.
Em agosto, participou da Missão de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizada em Jaguaré, e na visita à Serra da Canastra, em Minas Gerais, para conhecer a produção do famoso queijo artesanal com outras 24 pessoas entre produtores rurais e técnicos da entidade.
Capacitação
O SENAR-ES tem como missão a formação profissional, a promoção social para os produtores e suas famílias, e a assistência técnica e gerencial das propriedades rurais. A instituição oferece treinamentos nas áreas de criação de animais, cultivo de café, empreendedorismo, gestão do agronegócio, produção de alimentos, artesanato e outros, em parceria com os Sindicatos Rurais pelo interior do Estado. Interessados nas capacitações podem atentar-se na agenda de treinamentos no site www.faes.org.br e realizar as inscrições na sede dos SR.
Ascom/Senar-ES