SAÚDE
Flórida tem três grávidas infectadas com zika contraído no exterior.
Estado já teve 32 casos importados da doença, diz departamento de saúde.
Em 25/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Flórida já registrou infecção pelo vírus da zika em 32 pessoas, das quais três são mulheres grávidas.
A informação foi divulgada hoje pelo departamento de saúde do estado, no sul dos EUA. Para as autoridades sanitárias locais, todos os casos foram importados de outros países, pois pacientes tinham histórico de viagem a locais onde o vírus circula.
Entre todos os 32 casos relatados, apenas 3 são de pacientes que ainda manifestam os sintomas da infecção pelo vírus, que raramente passa de dez dias.
O departamento de saúde da Flórida afirma que está usando testes de anticorpos para identificar vítimas de zika. Segundo os CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), porém, às vezes esse tipo de diagnóstico aponta presença de zika em pacientes que têm apenas dengue.
O governo dos EUA já emitiu um alerta de viagem, recomendando a gestantes que não visitem países já atingidos pela epidemia de zika.
A Flórida é um estado que desperta preocupação especial por parte de autoridades sanitárias, porque abriga mosquitos Aedes aegypti, o transmissor da zika, em algumas áreas. O estado também possui grande afluxo de pessoas da América Latina, onde a maioria dos países já abriga casos autóctones de zika.
O departamento de saúde da Flórida já iniciou uma campanha para combate ao mosquito, pedindo a pessoas que eliminem focos de água parada onde o mosquito pode se reproduzir.
Fonte: Bem Estar