TEMAS GERAIS

Força Nacional continuará apoiando Ibama na Amazônia Legal

Os agentes permanecerão na região prestando apoio ao Ibama, até 31 de dezembro de 2024

Em 01/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Jamile Ferraris / MJSP


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou, até 31 de dezembro de 2024, o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nas ações de fiscalização e repressão ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais na Amazônia Legal. A medida foi publicada nesta segunda-feira (1º), no Diário Oficial da União e tem validade de 275 dias.

>> STF julga limites da atuação e subordinação das Forças Armadas

Os agentes permanecerão na região prestando apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), inclusive nas ações de combate aos incêndios florestais e queimadas. A intensificação do monitoramento e controle ambiental é um dos 12 eixos previstos no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que foi atualizado, está em sua 5ª fase, após a retomada das políticas ambientais em 2023, e estabeleceu a meta de desmatamento zero até 2030.

Por medida de segurança, a diretoria da Força Nacional de Segurança Pública não divulga o contingente disponibilizado para atuar nas ações, mas cada operação segue um planejamento e recebe o apoio logístico do próprio Ibama na região.

Rio de Janeiro

A FNSP também foi autorizada a permanecer atuando no estado do Rio de Janeiro por mais 30 dias, “nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”, conforme portaria também publicada no Diário Oficial da União.

A prorrogação já havia sido solicitada pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no último dia 28 de março. Com a confirmação, os agentes permanecerão apoiando as forças de segurança locais nas operações de patrulhamento das rodovias federais. (Por Fabíola Sinimbú/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
STF julga limites da atuação e subordinação das Forças Armadas
Espírito Santo registra aumento de 70% na população idosa
Desconhecimento trava doações do IR para projetos sociais
Prefeitura decreta luto oficial pela morte de Alexandre Lima
ES tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva
Ceasa-ES mobiliza doações para vítimas das chuvas no sul
Governo do Estado arrecada peças íntimas novas e absorventes
DER-ES mantém força-tarefa em locais afetados pela chuva
Quase 8 milhões deixam de usar direito a desconto na energia

TAGS:
FORÇA NACIONAL | IBAMA | AMAZÔNIA LEGAL | AGENTES | APOIO