CIDADANIA

Força Nacional prorroga atuação no Mato Grosso do Sul.

Iniciativa busca garantir os direitos de cidadania aos povos indígenas no MS.

Em 12/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Força Nacional de Segurança Pública permanecerá por mais 60 dias, Mato Grosso do Sul (MS) para apoio a ações preventivas para evitar conflitos agrários entre os municípios de Antônio João e Japorã. As equipes também vão agir na prevenção a crimes contra as comunidades indígenas.

Também nesta terça-feira (11) foi publicada a renovação da permanência da Força Nacional no Mato Grosso do Sul para ações na região da fronteira do Mato Grosso do Sul como parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

As operações terão o apoio logístico nos termos do Acordo de Cooperação Técnica, já firmado entre os estados, Distrito Federal e União. O prazo do apoio prestado pela Força Nacional poderá ser prorrogado.

Ações da Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões em que se fizer necessária a interferência maior do poder público. Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos estados, que passam por um rigoroso treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal), em Brasília, que vai de especialização em crises até direitos humanos.

Fonte: Ministério da Justiça, com informações da Funai.