MEIO AMBIENTE
Força-tarefa é formada no ES para recuperar as bacias do Rio Doce.
PDA Doce é fruto de uma articulação entre os governos do ES e MG.
Em 02/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma verdadeira força-tarefa em defesa das bacias hidrográficas do Rio Doce, que corta os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, foi formada, nesta terça-feira (1), com a assinatura de um termo de Adesão ao Programa de Disponibilidade de Água do Rio Doce (PDA Doce).
O secretário de Estado do Meio Ambiente Rodrigo Júdice disse que o Programa Reflorestar, que visa a recuperar as matas nativas no estado, serve de referências para ações de recuperação do Rio Doce.
“Teremos muito a contribuir para esta ação, reflorestando as áreas mais degradadas à beira do rio”, disse Júdice.
As entidades reunidas terão por objetivos recuperar a vegetação nativa, desenvolver capacitação para o combate ao desperdício e para o uso racional da água e a inovação tecnológica para o uso sustentável dos recursos hídricos.
“A ideia é somarmos forças para recuperar o Rio Doce com ações permanentes. Vamos identificar as áreas vulneráveis e trabalhar, prioritariamente, nesses locais”, disse o secretário.
O PDA Doce é fruto de uma articulação entre os governos dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, representantes do setor produtivo, do setor de usuários de água na indústria e agricultura e de ONGs.
A iniciativa é do Instituto BioAtlântica, que desde 2011 atua como Agência de Bacias do Rio Doce, operando em conjunto com os Comitês de Bacia dos afluentes capixabas e mineiros.
Fonte: G1-ES