MOTOR

Ford anuncia 3º recall no ano para a Ranger.

Falha pode provocar redução involuntária para a 1ª marcha.

Em 11/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Ford anunciou nesta quinta-feira (11) mais um recall para a Ranger, desta vez por causa de um problema no software do módulo de controle do motor. Este é o 3º chamado por defeitos na picape em 2016.

CHASSIS ENVOLVIDOS
Ranger 3.2 Diesel Automática
Modelo 2013
- De DJ024672 até DJ484214

De acordo com o comunicado aos proprietários, existe possibilidade de falha de comunicação entre o sensor de velocidade da transmissão e o módulo de controle.

Nestes casos, pode ocorrer uma redução involuntária para a primeira marcha, com diminuição repentina da velocidade e possibilidade de travamento das rodas, o que pode causar perda de controle do veículo.

As 4.683 unidades com defeito são modelo 2013 e foram produzidas entre 2 de fevereiro de 2012 e 9 de março de 2013.

A reprogramação gratuita do software levará apenas 20 minutos, mas começará a ser feita apenas a partir de 31 de agosto.

Os proprietários podem agendar o reparo por meio do telefone 0800 7033673 ou em um distribuidor da marca.

Outros recalls da Ranger
Em maio, a nova Ranger (modelo 2017) foi chamada para a oficina por causa de uma falha no pedal do freio.

Em julho, quase 45 mil unidades dos modelos de 2014 a 2017 também foram convocados para recall, devido a uma falha no mecanismo que trava o encosto do banco traseiro.

Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.

Um levantamento feito pelo G1 mostrou que mais da metade dos 2,82 milhões de veículos envolvidos em recall no Brasil em 2015 não atenderam ao chamado até março de 2016.

Fonte: Auto Esporte