TEMAS GERAIS

Ford anuncia férias coletivas na sede da montadora em Camaçari, na BA.

6.800 empregados param serviços entre 14 de setembro e 2 de outubro.

Em 09/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Empregados produtivos da montadora Ford no município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, serão submetidos a férias coletivas entre os dias 14 de setembro e 2 de outubro.

A decisão, que afeta 6.800 funcionários, foi divulgada pela empresa na manhã desta quarta-feira (9). A medida, segundo a montadora, pretende ajustar os níveis de produção à demanda do mercado.

O nível atual de estoque não foi informado. Dos 6.800 empregados que entrarão em férias, 3.500 são contratados pela própria montadora. Os demais são profissionais contratados por empresas terceirizadas.

Entre 12 e 14 de agosto, cerca de 3.500 trabalhadores do setor operacional da montadora já tinham recebido folga. A fábrica produz os veículos Ford Ka e Ka+ (sedã), e também o EcoSport. Além disso, a unidade fabrica ainda o motor 1.0 que abastece o Ford Ka.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Julio Bonfim, cerca de 16 mil veículos estão estocados no pátio da Ford. Entretanto, destaca que nenhum automóvel é produzido sem que haja vínculo prévio de comercialização.

"Os pátios estão cheios e precisam ser escoados. Entretanto, tudo produzido já tem algum fim. Claro, que existe um contexto de crise e que situações externas podem afetar alguns acordos", afirma. 

Independetemente do contexto econômico, Bonfim afirma que a expectativa é de que 220 mil veículos sejam produzidos na fábrica até o final do ano. No primeiro semestre, detalha que 110 mil já foram produzidos. Sobre 2014, acrescenta que o total de carros feitos foi de 219 mil. "As estimativas para esse ano são muito parecidas com a do ano passado", disse.

Por conta das previsões de produção, Bonfim conclui que os trabalhadores esperam não ser surpreendidos com uma demissão em massa. "[As férias coletivas] não justificam demissões, nem redução de salários e direitos", afirma.

Veja a nota emitida pela Ford sobre as férias coletivas na Bahia:

 "A Ford informa que concederá férias coletivas para os empregados produtivos da fábrica de Camaçari, na Bahia, no período de 14 de setembro a 2 de outubro, para ajustar os níveis de produção à demanda de mercado."

Fonte: G1