MOTOR

Ford e Toyota aliam-se para confrontar Apple e Google.

Fabricante japonesa adotará sistema criado por braço da Ford.

Em 05/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Toyota Motor e a Ford Motor disseram nesta segunda-feira que adotarão o mesmo software para conectar aplicativos de smartphones às telas dos painéis dos veículos e convidarão outras montadoras a se juntar a elas para enfrentar os esforços de Apple e Google para controlar os carros do futuro

A Toyota, maior montadora do mundo em vendas de veículos e a Ford, segunda maior montadora dos EUA, disseram que adotarão um software desenvolvido pela Ford chamado "SmartDeviceLink", ou SDL (na sigla em inglês), como padrão para conectar aplicativos de smartphones às telas dos painéis dos veículos.

A tecnologia SDL integra os aplicativos de smartphone aos veículos através de botões no painel, telas de exibição e tecnologia de reconhecimento de voz.

Usá-la como padrão para projetar aplicativos de navegação ou de transmissão de músicas a partir do celular do motorista pode ajudar Ford e Toyota a reduzirem a dependência da Apple ou do Google, da Alphabet, disseram representantes da companhia.

Adotar um padrão de conectividade não relacionado à Apple ou Google pode ajudar as montadoras na China, maior mercado automotivo global, onde companhias locais como Alibaba Group Holding são grandes participantes em serviços e mapeamento em aparelhos móveis.

O Google tem uma presença limitada na China, embora a empresa já sinalizou que pode se expandir no país.

A Ford disse que a francesa Peugeot e as montadoras japonesas Honda, Subaru e Mazda Motor também estão analisando a adoção da SDL como padrão.

QNX Software Systems e UIEvolution, desenvolvedoras de tecnologia para conectividade automotiva, também estão adotando a SDL, disse a Ford.

GM e Hyundai, por exemplo, decidiram integrar os sistemas de entretenimento dos dois gigantes do Vale do Silício.

Fonte: AutoEsporte