MOTOR

Ford F-150 Raptor R tem motor de Mustang com 700 cv

V8 do Shelby GT500 equipa a versão mais extrema da picape, que tem visual agressivo.

Em 19/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/AutoEsporte

A Ford acaba de revelar a inédita F-150 Raptor R, uma versão ainda mais esportiva e extrema da picape aventureira. O grande motor V8 supercharged que pertence ao Shelby GT500 recebeu algumas preparações para ficar ainda mais nervoso, mas as mudanças vão muito além.

A nova F-150 Raptor R carrega a expertise da Ford nas corridas Baja 1000, que acontecem desde os anos 1960 no deserto mexicano. O visual foi planejado para emanar uma alma selvagem, como se a picape fosse um bicho peçonhento. Isso explica os grafismos na caçamba e no capô, além dos bancos esportivos feitos pela Recaro.

Ford F-150 Raptor R

Entre as principais mudanças mecânicas na comparação com a Raptor convencional vale destacar a nova suspensão e os amortecedores desenvolvidos pela Fox Live, marca famosa no segmento das mountain bikes.

Os novos pneus all-terrain de 37 polegadas oferecem maior vão livre do solo, facilitando a entrada da F-150 Raptor R em terrenos muito acidentados, com pedregulhos e cascalho. Para aguentar os novos desafios, toda a estrutura da caminhonete foi reforçada – dos eixos à carroceria.

Lagarto do deserto

Sob o capô, o V8 esconde a fúria de 700 cv de potência e 88 kgfm de torque. É o mesmo motor do Shelby GT500, desenvolvido pela Ford Performance, braço de competição da marca norte-americana. O tempo que a caminhonete leva para atingir 100 km/h não foi revelado.

Para garantir sua durabilidade em usos extremos, a Ford recorreu a novos materiais, substituindo o alumínio por aço inoxidável fundido. O volume de ar na admissão do combustível também foi ampliado em 66% para garantir mais eficiência.

O novo câmbio automático SelectShift tem dez marchas. O motorista pode alterar seu funcionamento pelo seletor de modos de condução, que tem as opções Normal, Esportivo, Silencioso e Baja. Eles também alteram o comportamento do volante – que pode ficar mais maleável ou direto – e a entrega da curva de torque do acelerador.

A Ford começou a aceitar encomendas para a F-150 Raptor R nos Estados Unidos por US$ 109.145. Na conversão direta, o valor esbarra em R$ 600 mil. A F-150 convencional está confirmada para o Brasil e deve estrear em meados do primeiro semestre de 2023 para bater de frente com a Ram 1500. (Por Cauê Lira)

Leia também:

Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
Chips: Renault deve produzir 300 mil veículos a menos em 2021
Reuso: Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo
Citroën terá 1 carro novo por ano na América do Sul até 2024
Com a crise da pandemia, Nissan e Toyota param atividades
Renault acumulou prejuízo histórico de € 8 bilhões em 2020
Renault diz que vai focar em carros de maior valor para o Brasil
Vendas de veículos somam 2,06 milhões e caem 26,2% em 2020
Peugeot e Fiat criam grupo para enfrentar o mercado

TAGS:
AGRESSIVIDADE | POTENCIA | V8 700CV | PICK UP | LANÇAMENTO