EDUCAÇÃO

Formatura de apoiadores institucionais da Saúde em V.Velha/ES será hoje (02).

Evento acontecerá no 38° Batalhão de Infantaria, às 14 horas desta quarta-feira (02).

Em 02/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nesta quarta-feira (02), 35 pessoas serão formadas como Apoiadores Institucionais da Saúde. Esses colaboradores fazem uma espécie de "ponte" entre os trabalhadores da Saúde que estão na ponta do processo e a gestão da administrativa da Saúde, intermediando suas reais necessidades. O conhecimento adquirido foi fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e profissionais da Educação Permanente da Saúde de Vila Velha. O evento de formação dos apoiadores acontecerá no 38° Batalhão de Infantaria, às 14 horas. 

Em 2013, a Secretaria de Saúde de Vila Velha criou o primeiro grupo de Apoiadores Institucionais. O curso teve carga horária de 164 horas, divididas entre teoria e prática. A secretária de Saúde, Andreia Passamani Corteletti, disse que o objetivo é melhorar a comunicação entre a gestão e os trabalhadores.
 
“A necessidade de termos um grupo de Apoiadores surgiu da vontade de promover espaços coletivos e de gestão nos serviços de saúde, com o objetivo de melhorar a comunicação entre a gestão e os trabalhadores, incentivar o protagonismo de todos os atores, e juntos prestarmos um melhor serviço para o morador da cidade”, disse.
 
A função de apoiador demanda habilidade e análise de cada processo, portanto o curso teve como método o estudo de experiências e artigos, e a análise da prática, portanto, os apoiadores aprenderam lendo e praticando.
 
Este grupo faz parte da composição do Projeto de apoio Institucional que ganhou, em 2014, o primeiro lugar do Premio INOVASUS, Concurso Nacional de Experiências no SUS. O trabalho de formação de apoiadores não termina por aqui, a intenção é de novas turmas sejam formadas com novos conhecimentos e “atores”.

Fonte:Secom PMVV